Quantcast
O português Mike11 quer dominar o mundo com a guitarra portuguesa

O português Mike11 quer dominar o mundo com a guitarra portuguesa

António Maurício

O primeiro single do guitarrista foi publicitado em Nova Iorque e o álbum de estreia está agendado para 2018.

Mike11 está atualmente a destacar-se nos Estados Unidos com o seu primeiro single, “My Tata”. A faixa foi inspirada pela série Narcos da Netflix, foi publicitada na Times Square em Nova Iorque e conta com a participação de Jeremih no trabalho vocal e Scott Storch no trabalho de produção – ambos artistas bem estabelecidos no panorama da música americana. O vídeo, também já publicado, afirma a influência da série sobre Pablo Escobar, sublinha a presença da guitarra portuguesa e já soma mais de 400 mil visualizações.

Mas quem é Mike11Mike11, ou Micael Gomes, sonhava em cantar fado aos 10 anos de idade, no entanto, a sua destreza com a guitarra portuguesa revelou-se superior e rapidamente tornou-se a sua imagem de marca. Foi inicialmente guiado sob a cautela do guitarrista Arménio de Melo, mas foi Carlos Gonçalves que se revelou a sua maior referência. O trabalho e a dedicação levaram-no a tocar nas casa de fado mais famosos do país como “O Faia”, “Luso” ou a “Mesa de Frades”, e em 2012, venceu o galardão revelação na guitarra portuguesa nos Prémios Amália.

O som de Micael continua a evoluir, e agora, a sua ambição é adicionar outros géneros de música à sua destreza na guitarra portuguesa. Ganhou notoriedade internacional através dos vídeos publicados no Instragram, onde faz “freestyles” (Exemplo 1, Exemplo 2) por cima de produções de Hip-Hop ou R&B e em 2017, atacou os estúdios para construir o álbum de estreia. A parceria com o produtor Scott Storch encontra-se ativa desde Maio de 2017 e juntos estão a elaborar o álbum de estreia do Português. O lançamento está agendado para 2018 e de acordo com o artista vai incluir a presença de vários artistas internacional aclamados.

Ouve “My Tata” no player abaixo.