Quantcast
Óscares 2025: Os nomeados nas categorias musicais

Óscares 2025: Os nomeados nas categorias musicais

Redacção

A 97ª edição dos prémios da Academia de Hollywood, realiza-se a 2 de março, no Dolby Theatre, em Los Angeles.

Já se conhecem todos os nomeados para a 97.ª edição dos prémios da Academia norte-americana das Artes e Ciências Cinematográficas. As estatuetas douradas serão entregues no dia 2 de Março e conta com apresentação de Conan O’Brien.

Ariana Grande e Cynthia Erivo, protagonistas do filme “Wicked”, abrirão a cerimónia com um número especial do musical. Estão também confirmados outros artistas, entre eles Doja Cat, Lisa do grupo Blackpink, Queen Latifah e Raye, que participarão em performances celebrando a música no cinema.

“Wicked” conta com 10 nomeações, incluindo Melhor Filme, “Emilia Pérez”, com 13 nomeações, e “Ainda Estou Aqui”, está nomeado em três categorias.

Em Portugal, a cerimónia vai ser transmitida em directo pela RTP, no dia 2 de Março (madrugada de dia 3 março 2025) pelas 23h30.

Quanto às categorias de som e música, os destaques vão igualmente para “Wicked” e “Emilia Pérez”. A banda sonora do filme de “Emilia Pérez” conta músicas originais e partituras escritas por Clément Ducol e Camille para o premiado drama musical de Jacques Audiard. O aclamado compositor Clément Ducol e a cantora francesa Camille criaram uma grande variedade de músicas que abrangem vários géneros, cada uma adaptada à história e ao elenco de personagens. Estão incluídas no álbum 16 faixas vocais em espanhol com performances do elenco do filme, como Karla Sofia Gascón, Zoe Saldaña, Selena Gomez e Adriana Paz. Com supervisão musical de Pierre-Marie Dru, que também é produtor executivo do álbum, a banda sonora captura a complexidade dos pensamentos e sentimentos mais profundos de cada personagem, imergindo ainda mais os espectadores na história enquanto complementa a visão cinematográfica ousada de Audiard.

A banda sonora de “Wicked” oferece música e letras do lendário compositor e letrista vencedor de um Grammy e de um Óscar®, Stephen Schwartz. Inclui canções interpretadas pela poderosa vencedora de um Emmy, Grammy e Tony e nomeada para um Óscar® Cynthia Erivo (“Harriet”, “The Color Purple” da Broadway) como Elphaba e pela artista vencedora de um Grammy, a superestrela mundial Ariana Grande, no papel de Glinda. Além disso, a banda sonora conta com os talentos musicais da vencedora de um Óscar® Michelle Yeoh como a diretora real da Universidade Shiz, Madame Morrible; o vencedor do Prémio Olivier e nomeado para um Emmy Jonathan Bailey (“Bridgerton”, “Fellow Travellers”) como Fiyero, um príncipe despreocupado; e o ícone da cultura pop Jeff Goldblum como o lendário Feiticeiro de Oz. A banda sonora está disponível em vários formatos, incluindo CD, vinil duplo, picture disc duplo e digitalmente.

Em baixo podes consultar todos os nomeados para as categorias de som.

MELHOR BANDA SONORA ORIGINAL
“Conclave” – Volker Bertelmann
“Emilia Pérez” – Clément Ducol e Camille
“O Brutalista” – Daniel Blumberg
“Robot Selvagem” – Kris Bowers
“Wicked” – John Powell e Stephen Schwartz

MELHOR CANÇÃO ORIGINAL
“El Mal” – “Emilia Pérez”, composta por Camille Dalmais, Clément Ducol e Jacques Audiard.
“Mi Camino” – “Emilia Pérez”, composta por Camille Dalmais, Clément Ducol e Jacques Audiard.
“The Journey” – “Batalhão 6888”, composta por Diane Warren.
“Like a Bird” – “Sing Sing”, composta por Adrian Quesada e Abraham Alexander.
“Never Too Late” – “Elton John: Never Too Late”, composta por Elton John, Brandi Carlile, Andrew Watt e Bernie Taupin.

MELHOR SOM
“Dune: Parte 2”
“Emilia Pérez”
“Robot Selvagem”
“Um Completo Desconhecido”
“Wicked”