Óscares 2023: Os vencedores e as actuações onde brilharam Lady Gaga, Rihanna e David Byrne
A cerimónia dos Oscars 2023 realizou-se no dia 12 de Janeiro de 2023 e trouxe uma surpresa nas categorias de música.
Já são conhecidos todos os vencedores da 95ª edição dos Oscars. O prémio de melhor filme foi entregue a “Everything Everywhere All At Once” de Daniel Kwan, Daniel Scheinert e Jonathan Wang, categoria onde se encontravam também nomeados “Elvis”, um filme biográfico que retrata a vida de Elvis e a sua ascensão a Rei do Rock, passando pela sua conturbada relação com Tom Parker, e “Tár”, cujo roteiro explora a vida de Lydia Tár, a primeira maestrina principal da Filarmónica de Berlim.
No que diz respeito às categorias musicais, o grande vencedor foi “All Quiet on the Western Front”, com a vitória da banda sonora de Volker Bertelmann a espantar todos aqueles que achavam que o prémio já estaria atribuído ao excelente score de “Babylon” de Justin Hurwitz. Já na categoria de melhor canção original, o galardoado foi a música que já tinha arrecadado o Globo de Ouro na mesma categoria, falamos de “Naatu Naatu” do filme “RRR”, com música de M.M. Keeravani, letra de Kala Bhairava e Rahul Sipligunj.
A lista com todos os vencedores pode ser consultada, aqui.
Lady Gaga, Rihanna e David Byrne estavam entre os nomeados na categoria de melhor música original. Gaga, com “Hold My Hand”, do filme “Top Gun: Maverick”, Rihanna, com, “Lift Me Up”, do filme “Black Panther: Wakanda Forever” e Byrne, com “This Is A Life”, do filme “Everything Everywhere All at Once”, e apesar de nenhum ter vencido o prémio todos foram premiados com uma atuação das respetivas músicas na gala da 95ª edição dos Oscars. No próprio dia da cerimónia a atuação de Lady Gaga ainda não estava confirmada mas a cantora acabaria por subir ao palco com um look extremamente simples e descontraído para apresentar uma performance extremamente emotiva de “Hold My Hand”.Já Rihanna apresentou-se de forma hipnotizante e plena de intenção, tal como já o tinha feito no Super Bowl 2023, e demonstrou mais uma vez que o seu regresso ainda vai dar muito que falar. David Byrne também se juntou às tradicionais performances dos nomeados para melhor música original. O músico britânico fez-se acompanhar dos Son Lux e Stephanie Hsu e utilizou ao longo da performance os icónicos dedos de salsicha numa clara referência ao filme “Everything Everywhere All at Once”.
VENCEDORES
Melhor Canção Original
“Naatu Naatu” (M. M. Keeravani and Chandrabose) – “RRR” -VENCEDOR
“Applause” (Diane Warren) – “Tell It like a Woman”
“Hold My Hand” (Lady Gaga e BloodPop) – “Top Gun: Maverick”
“Lift Me Up” (Tems, Rihanna, Ryan Coogler e Ludwig Goransson) – “Black Panther: Wakanda Forever”
“This is a Life”( Ryan Lott, David Byrne e Mitski) – “Everything Everywhere All at Once”
Melhor Banda Sonora para um Filme
“All Quiet on the Western Front” – Volker Bertelmann VENCEDOR
“Babylon” – Justin Hurwitz
“The Banshees of Inisherin” – Carter Burwell
“Everything Everywhere All at Once” – Son Lux
“The Fabelmans” – John Williams
Son Lux, Stephanie Hsu and David Byrne perform ‘This Is A Life’ from ‘Everything Everywhere All at Once’ at #oscars2023 #oscars #oscars95
— #Oscars2023Updates (@FarOutCinema) March 13, 2023