Ozzy Osbourne e herdeiros de Donna Summer criticam Kanye West por uso indevido de samples de “Iron Man” e “I Feel Love”
Kanye West utilizou, sem lhe ter sido dada permissão, excertos das músicas “Iron Man” e “I Feel Love” no seu novo álbum com Ty Dollar Sign, “Vultures 1”.
Kanye West está mais uma vez envolvido numa polémica. Desta vez, devido ao uso indevido de samples, no seu novo álbum com Ty Dollar Sign, “Vultures 1”.
Kanye pediu autorização a Ozzy Osbourne para utilizar um excerto de uma performance ao vivo de 1983 de “Iron Man” do US Festival sem vozes. No entanto, o seu pedido foi recusado por parte de Osbourne. Ainda assim, Kanye desafiou a vontade de Ozzy e foi em frente com a utilização do excerto, tendo este sido reproduzido na festa de lançamento do álbum que aconteceu a 8 de Fevereiro no United Center in Chicago.
Com a ilegalidade a chegar aos ouvidos de Ozzy, o músico utilizou as suas redes sociais para expressar a sua mensagem de distância e desprezo para com as palavras e acções de Kanye West: «@KANYEWEST pediu para utilizar um excerto de uma performance ao vivo de 1983 de “Iron Man” do US Festival sem vozes e foi recusado porque ele é um anti-semita e já causou uma dor de cabeça indescritível a muitos. Ele foi em frente e usou o sample de qualquer maneira na festa de lançamento do álbum na noite passada. Não quero nenhuma associação com este homem!»
Sharon Osbourne, mulher e manager de Ozzy, também já se pronunciou sobre o sucedido. Numa declaração à TMZ, Sharon referiu que «o Kanye meteu-se com o judeu errado desta vez.» Noutra declaração à Billboard, Sharon disse. «Recebemos tantos pedidos para essas músicas, e quando vimos esse pedido, simplesmente dissemos nem pensar. (…) Não queremos estar associados a quem odeia. Espalhar o ódio da forma que ele faz, não deveria ser permitido. Todas as desculpas – ele é bipolar ou algo assim – não mudam isso.»
. @KANYEWEST ASKED PERMISSION TO SAMPLE A SECTION OF A 1983 LIVE PERFORMANCE OF “IRON MAN” FROM THE US FESTIVAL WITHOUT VOCALS & WAS REFUSED PERMISSION BECAUSE HE IS AN ANTISEMITE AND HAS CAUSED UNTOLD HEARTACHE TO MANY. HE WENT AHEAD AND USED THE SAMPLE ANYWAY AT HIS ALBUM…
— Ozzy Osbourne (@OzzyOsbourne) February 9, 2024
Entretanto, segundo a Rolling Stone, Kanye West já removeu o sample, que estava presente na música “Carnival”, tendo-o substituído por um excerto da sua música “Hell Of A Life”, que apresenta um sample legal de “Iron Man”.
Porém a história não termina aqui, isto porque além do uso indevido do excerto de “Iron Man”, West também utilizou, sem qualquer autorização, um excerto de “I Feel Love” de Donna Summer, que surge na faixa “Good (Don’t Die)”.
O sucedido chegou aos herdeiros de Summer, que prontamente fizeram um post onde escreveram: «O Kanye West pediu permissão para usar a música “I Feel Love” de Donna Summer, ele foi negado… ele mudou a letra, pediu para alguém cantar novamente ou usou IA, mas é a “I Feel Love”.» Segundo os herdeiros de Summer, o que Kanye West fez é considerado «violação de direitos de autor.»