Quantcast
Palheta Bendita regressa a Santo Tirso com concertos e feira de construtores de instrumentos musicais

Palheta Bendita regressa a Santo Tirso com concertos e feira de construtores de instrumentos musicais

André Santos

Orquestra Bamba Social, Galandum Galundaina, Saeid Shanbehzadeh e Muiñeiros do Sarela presentes no Festival Palheta Bendita.

O Parque Geão, em Santo Tirso, recebe uma feira de construtores de instrumentos musicais, palestras, oficinas, circo concertos. A 17º edição do festival continua a valorizar músicos e construtores, bem como o património material e imaterial que lhes está associado.

Segundo a própria organização do evento «O objetivo é dar continuidade a ações de salvaguarda do património musical português e aumentar o grau de partilha com músicos populares de outros países». A mesma ainda destaca as oficinas do programa «facto de permitir ao público a experimentação de instrumentos musicais fora do comum, como a nickelharpa ou a sanfona”.»

O Festival Palheta Bendita é coorganizado pela Associação Cultural Tirsense e pela Câmara Municipal de Santo Tirso. A entrada é livre, sendo apenas necessária inscrição para as oficinas de instrumentos através do e-mail oficinas.palhetabendita@gmail.com. A programação diária e respetivos horários serão divulgados no site oficial do festival brevemente.

A feira de construtores de instrumentos é inevitavelmente um dos maiores atrativos do festival, mas no programa destacam-se ainda concertos com artistas incontornáveis no panorama da música folk contemporânea. Desde a Orquestra Bamba Social, a trazer as sonoridades brasileiras e o calor das rodas de samba, aos Galandum Galundaina, quarteto que explora o cancioneiro mirandês e que ainda durante este mês de Maio lançam novo single intitulado “Júlia”. Projetos como Pedro Viana & João Martins que unem a sanfona à viola braguesa e CRUA, um sexteto de vozes femininas, que através dos seus adufes e percussões têm a festa garantida. Diretamente do Irão chega-nos, ainda, Saeid Shanbehzadeh com o melhor da gaita-de-foles persa, e da Galiza chegam os Muiñeiros do Sarela com as aconchegantes cantigas de taberna. A programação fica completa com a performance circense “Circoreto” da Companhia Nuvem Voadora e o DJ Set de músicas do mundo Urbano Ferreira a convidar à dança na primeira noite.

A programação diária e respetivos horários serão divulgados no site oficial do festival brevemente.