Paul Gilbert homenageia Dio em novo álbum
“The Dio Album” apresenta versões instrumentais de vários clássicos do mítico vocalista de heavy metal.
Ronnie James Dio é uma lenda do heavy metal, e apesar de nos ter deixado há já 13 anos, continua a ser recordado e homenageado por muitos músicos que reconhecem toda a sua influência num género que o consagrou como um dos melhores vocalistas de sempre.
Desta vez é o shredder Paul Gilbert que decide homenagear o icónico “Man On The Silver Mountain”. A ideia surgiu de forma inesperada quando o guitarrista estava no seu carro e viu algo que fez o seu coração bater mais rápido. Um simples boné de basebol com a palavra “Dio” estampada na frente. A caminho de casa Gilbert começou a formular a ideia de lançar um álbum de homenagem que recordasse os grandes clássicos da carreira do vocalista desde os Rainbow aos DIO, passando pelos Black sabbath. O desafio seria naturalmente passar para a guitarra todas as linhas melódicas e o poderio vocal tão característico de Ronnie James Dio.
Gilbert partiu então para o desafio e apresenta-nos agora “The Dio Album”, que consiste nas 10 faixas que melhor definem a carreira de Ronald Padavona. De “Neon Knights” e “Long Live Rock ‘N’ Roll” a “Holy Diver” e “Man On The Silver Mountain”. Além de analisar as melodias vocais eletrizantes de Ronnie James Dio, Paul também se presta a homenagear três lendas da guitarra – Tony Iommi dos Black Sabbath, Ritchie Blackmore do Rainbow e Vivian Campbell da banda Dio.
Gilbert defende que «tocar todos estes riffs de metal como “Stand Up And Shout”, “Neon Knights” e “Kill The King2 deu-me calafrios. As partes de guitarra do Ritchie, Tony e Vivian provocaram-me um muitos arrepios. Esses riffs incríveis são as vigas de aço das músicas, sobre as quais tudo o resto repousa. Há já muito tempo que eu não tocava guitarra rítmica de metal, e parecia que eu estava a desenterrar pepitas de ouro de fogo com uma pá mágica de platina. Tudo isso enquanto usava um chapéu de feiticeiro coberto de estrelas! Os solos de guitarra nessas canções vinham aos gritos de montanhas distantes. O Ritchie, Tony e Vivian elevaram bastante o nível.»
Gravado por Zach Bloomstein e com Paul Gilbert a tomar conta de toda a instrumentação, exceto no trabalho da bateria desempenhado por Bill Ray, “The Dio Album” é, sem dúvida, o tributo sonoramente mais preciso às canções que fizeram de Ronnie James Dio uma verdadeira lenda. Com o intuito de chegar à essência do falecido cantor, Paul Gilbert dissecou muitas das melodias linha por linha, e mergulhou profundamente na música, afinal de contas era a única maneira de capturar cada pedacinho de energia e emoção.
Gilbert termina citando Ronnie James Dio: «Tal como ele cantava: ‘O mundo está cheio de reis e rainhas que cegam os teus olhos e roubam os teus sonhos… é o Céu e o Inferno!’ Obrigado, Ronnie, e viva o rock and roll.»
“The Dio Album” será lançado a 7 de Abril pela Music Theories Recordings/Mascot Label Group.
Em baixo podes ver a tracklist, a capa do álbum, ouvir o tema “Holy Diver” e ver um video onde Paul Gilbert anuncia o lançamento do álbum.