Quantcast
Paul McCartney junta-se a John Lennon através da IA para criar a derradeira música dos The Beatles

Paul McCartney junta-se a John Lennon através da IA para criar a derradeira música dos The Beatles

Rodrigo Baptista

A voz de John Lennon vai ser extraída através da IA para uma última música com a assinatura dos The Beatles.

Paul McCartney anunciou que está trabalhar com IA para criar a derradeira música dos Beatles.

Em conversa com o BBC Radio 4’s Today, o ex-Beatle explica que utilizou a tecnologia para extrair a voz de John Lennon de uma demo antiga para que pudesse ser usada para completar uma peça musical já escrita.

Em relação à faixa, que ainda não foi oficialmente revelada, há rumores de que possa ser a música inédita de John Lennon de 1978, “Now And Then” e sobre a qual Paul McCartney está a trabalhar.

Para o projeto, McCartney contou com a ajuda do famoso diretor Peter Jackson, que usou a IA para limpar o áudio da aclamada série de documentários dos The Beatles de 2021, “Get Back”.

«Ele foi capaz de extrair a voz do John de um pequeno pedaço de fita de cassete», disse McCartney. «Tínhamos a voz do John e um piano e ele conseguiu separá-los com IA. Então, quando viemos para fazer o que será o último disco dos The Beatles, vimos que era uma demo que o John tinha [e] fomos capazes de pegar na voz dele e torná-la pura através da IA (…) É meio assustador, mas empolgante, porque é o futuro. Teremos apenas que ver onde isso nos leva.»

De acordo com a BBC, a faixa foi apelidada de uma possível “música de reunião” dos The Beatles em 1995, durante a compilação da sua série “Anthology”, quando McCartney recebeu a demo um ano antes de Yoko Ono. A demo foi retirada de uma fita de cassete rotulada “For Paul”, gravada por Lennon no seu apartamento em Nova Iorque pouco antes da sua morte em 1980.

Outras faixas da fita – “Free As A Bird” e “Real Love” – foram previamente concluídas pelo músico e produtor Jeff Lynne, e lançadas em 1995 e 1996. No entanto, “Now And Then” nunca conseguiu ver a luz do dia.

A nova faixa dos The Beatles será lançada ainda este ano. Em baixo podes ouvir “Free As A Bird” e “Real Love”.