Piano que pertenceu a Napoleão Bonaparte foi utilizado nas gravações da banda sonora do filme “Napoleão”
O piano em causa é conhecido como Erard no7493 e está em exposição no Museu de História da Música, em Londres.
“Napoleão” de Ridley Scott é o filme do momento. Um drama histórico épico estrelado por Joaquin Phoenix, que muitos já apontam como o grande vencedor nos Óscares. No entanto, como em todos os filmes baseados em histórias verídicas, existe sempre um coro de críticas e de verificadores de factos cuja “função” é meramente a de apontar erros historiográficos e de cronologia.
Porém, se existe um elemento que não pode ser tocado é a componente musical, e em particular a peça que surge no princípio da banda sonora sob o título “Napoleon’s Piano”. Isto porque, segundo Martin Phipps, compositor da partitura, o piano que se escuta nessa peça pertenceu mesmo a Napoleão Bonaparte.
Atualmente em exposição no Museu de História da Música de Londres, o piano – conhecido como Erard no7493 – terá sido fabricado na fábrica parisiense de Erard Frères a 9 de Outubro de 1808, apresentando assim uma longevidade de mais de 200 anos. Napoleão depois deu-o à sua segunda esposa, Marie Louise, quando se casaram em 1810.
«Foi uma grande emoção estar lá e tocá-lo», disse Phipps ao Morning Edition da NPR. «Tem um som muito particular. Não é um som particularmente bonito, que nos serviu muito bem para a nossa caracterização, mas é interessante e foi muito gratificante incluí-lo na partitura. Pareceu-me absolutamente de acordo com o que Ridley Scott falou, sobre a autenticidade de ter algo real da época.»
Em baixo podes ouvir a peça “Napoleon’s Piano” tocada no piano Erard de Napoleão Bonaparte e ver mais uma fotografia do piano em causa.