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Porto/Post/Doc: Brian Eno, Pavement, Peaches, Abba, Lee Ranaldo são alguns dos artistas em destaque no Transmission 2024

Porto/Post/Doc: Brian Eno, Pavement, Peaches, Abba, Lee Ranaldo são alguns dos artistas em destaque no Transmission 2024

Comunicado de Imprensa
Gary Hustwit

Do Congo à Suécia, do Reino Unido à Etiópia, passando por Portugal e Estados Unidos, a seleção do programa Transmission deste ano dá uma volta ao mundo para retratar a música nos seus mais diversos contextos e usos.

O Porto/Post/Doc: Film & Media Festival é o festival do cinema do real do Porto. Além das já habituais competições (Internacional, Cinema Falado, Cinema Novo e Transmission) onde se procura dar a conhecer o que de mais estimulante se tem produzido no cinema contemporâneo, o festival compõem-se, igualmente, de programas temáticos, secções retrospetivas de nomes maiores do cinema mundial, cinema para a infância e para o público adolescente, assim como diversos espaços de debate, oficinas, festas e eventos para a indústria cinematográfica. Aliando o ver ao agir, o Porto/Post/Doc apresenta-se como um festival que se implica com a atualidade e procura, através do cinema, encontrar vias de pensamento que possam modificar o mundo, a começar pelas relações locais, dialogando por isso com a cidade, com o país, e com as regiões vizinhas.

O Porto/Post/Doc está de regresso ao Porto entre 22 e 30 de novembro de 2024.

Já se conhece os destaques da programação de mais uma edição do festival, incluindo a secção que à música diz respeito. Seja como resultado de casamentos criativos ou como um grito de liberdade e insubmissão sexual. Como gesto político, ou como ferramenta política. Como um tesouro preservado por um colecionador obsessivo e apaixonado, ou como o resultado da mais pura experimentação e de processos criativos únicos e imprevisíveis. Por meio de registos no palco ou no estúdio, usando materiais de arquivo raros ou entrevistas inéditas, os 10 filmes propostos pela secção Transmission deste ano buscam contar novas histórias a partir das suas músicas.

Soundtrack to a Coup d’Etat” revela como o jazz e alguns dos seus maiores nomes foram usados como instrumentos políticos durante a Guerra Fria, iluminando as maquinações políticas por trás do assassinato do líder congolês Patrice Lumumba. Fazendo uso de uma montagem ágil que cruza relatos de testemunhas, memorandos oficiais do governo, depoimentos de mercenários e agentes da CIA, discursos do próprio Lumumba e um verdadeiro cânone de ícones do jazz, a longa-metragem reflete sobre a pesada herança da história colonial.

Ainda no continente africano, a música etíope está no centro de “Ethiopiques Magnetic Suite”. O documentário reconstitui a história de Francis Falceto, produtor, musicólogo e colecionador francês, cujo trabalho de preservação permitiu que uma série de gravações, artistas e músicas da Etiópia fossem difundidos e apresentados ao resto do mundo.

Pelos espaços da pop, duas sugestões. Em “ABBA: Against the Odds” misturam-se imagens de arquivo, novas e velhas entrevistas com o quarteto sueco, para visitar a ascensão de um dos maiores fenómenos da música pop do século XX. Centrado na digressão de aniversário do seu segundo álbum, “Teaches of Peaches” revisita os bastidores do início da carreira da produtora, realizadora e artista performática queer feminista Peaches, ao mesmo tempo, em que reflete sobre a marca indelével que a mesma deixou na cultura popular.

O espírito eletrónico, underground, fora da lei e do it yourself faz-se presente também em “Free Party: A Folk History”. O documentário do inglês Aaron Trinder conta a história de coletivos como o Spiral Tribe, Circus Warp, DIY Soundsystem, Bedlam, responsáveis pela organização de raves gratuitas e clandestinas que desafiaram a polícia, a repressão e o moralismo do governo britânico. Ainda na década de 90, os Pavement – um dos pilares do rock alternativo dos EUA – têm a sua trajetória multiplamente reconstituída em “Pavements”. Realizado pelo cineasta indie Alex Ross Perry, o filme é um desafio à estrutura normal do documentário musical, propondo um mosaico de performances ao vivo, videoclipes, entrevistas, filmagens dos ensaios para o musical da Broadway ‘Slanted! Enchanted!’ (escrito a partir de canções do grupo) e cenas de uma pretensa longa de ficção onde a banda de Stephen Malkmus é interpretada por ídolos teen.

Em território nacional, “Sur la Stre Nuro – Uncharted Soundscapes: Dialogues on Sound Experimentalism in Portugal” é um documentário que visita a cena experimental portuguesa contemporânea, através de conversas com alguns dos seus mais significativos representantes, de Jonathan Uliel Saldanha a Von Calhau!, de Rafael Toral a Joana Sá.

Fora de competição, o Transmission apresenta os processos criativos de duas figuras incontornáveis da música. Em “Eno”, o espetador vai poder ver uma das versões possíveis do documentário generativo sobre o músico, produtor, compositor, artista visual e teórico Brian Eno. Em “Hello Hello Hello: Lee Ranaldo, Electric Trim” o vocalista e guitarrista dos Sonic Youth, Lee Ranaldo, revela os bastidores da gravação do seu álbum a solo “Electric Trim”. O realizador e o músico marcarão presença no Porto para a apresentação do filme. A programação de sessões especiais do Transmission 2024 integrará ainda o cine-concerto “Ressaca Bailada”, do grupo Expresso Transatlântico.

Toda a informação sobre o Porto/Post/Doc pode ser consultada, aqui.

 


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