Quantcast
Primavera Sound Porto 2024: Os Horários

Primavera Sound Porto 2024: Os Horários

Comunicado de Imprensa
Hugo Lima

O Primavera Sound Porto terá lugar nos dias 6, 7 e 8 de Junho no Parque da Cidade.

O festival Primavera Sound anunciou um compêndio de 48 artistas nos quais cabem infinitas rotas, embora todas levem ao mesmo destino: três dias para nos deixarmos surpreender pela música contemporânea. Lana del Rey, SZA, Pulp, Mitski, The National, PJ Harvey e Justice encabeçam o cartaz da edição de 2024.

O comunicado de imprensa destaca o facto de ser uma edição que grita “girls to the front!”: «O facto de o excepcional ter se tornado comum no universo Primavera Sound não significa que não devamos continuar a destacar algo que, a nível global, é incomum. Embora poucos festivais no mundo tenham artistas femininas como headliners, o mundo real diz outra coisa: Lana del Rey e SZA encabeçam o Primavera Sound Porto 2024 por mérito próprio. A primeira, definitivamente estabelecida como a grande compositora da música norte-americana deste século; a segunda, um talento geracional que transcende os limites do R&B, actua em Junho pela primeira vez em Portugal. Ambas lideram um cartaz com predominância de artistas femininas (41,67% de mulheres, 39,58% de homens e 18,75% de projectos mistos), onde também se destacam Mitski, que demonstrará que é muito mais do que uma cantautora de culto, e PJ Harvey, pronta para se desdobrar em todas as diferentes facetas que esconde dentro de si. Além disso, Pulp vão regressar aos palcos com sua colecção de hinos extraordinários e até mesmo com novo reportório, The National vão abrir as portas à discografia na qual já nos sentimos em casa, e Justice vão conduzir a festa com a autenticidade já conhecida da Ed Banger Records neste regresso ao Parque da Cidade.»

Na edição de 2024 sobrepor-se-ão sons de todas as formas e estilos: da nova canção gótica de Ethel Cain aos refrões fluorescentes de Kim Petras, do folk flutuante de Julie Byrne à polirritmia das raízes afrobeats de Obongjayar. O pop radical de Arca, o no-jazz de This Is The Kit, os diferentes caminhos no rock trilhados por Amyl and the Sniffers, Tropical Fuck Storm e Mannequin Pussy, o barroquismo digital de Eartheater e o universo de Lambchop na sua versão mais pura: tudo tem lugar aqui.

Embora este cartaz reserve revelações e descobertas em cada canto, existem cantos de difícil acesso onde se escondem propostas musicais especialmente camufladas. Não é uma armadilha, mas sim um baú do tesouro: alcançá-los traz uma recompensa. A compositora Joanna Sternberg e as suas baladas caseiras. Lankum, uma banda de folk mutante retirada de uma fábula celta. Tirzah e a sua procura contínua pelo glitch. billy woods, veterano do hip-hop underground habituado a rimar nos limites. Wolf Eyes, o sonoro de Nate Young e John Olson. Lisabö e seu post-hardcore incansável. Projectos que navegam contra a corrente, outsiders que agora encontram o seu lugar com naturalidade no Primavera Sound Porto 2024.

Queres rápido? Militarie Gun. Preferes psicadélico? Crumb. Um pouco furioso? Scowl. Talvez mais extravagante? Water From Your Eyes. Ou memorável desde o primeiro acorde? Royel Otis. Ou eufórico? The Last Dinner Party. Ou mais poderoso? Mandy, Indiana. De qualquer forma, a tua próxima banda favorita está no Primavera Sound Porto 2024. O Parque da Cidade será o cenário perfeito para testar ao vivo a explosão de todos esses artistas. O oposto total seria o caso dos veteranos Blonde Redhead, plenamente reactivados depois de lançarem o seu primeiro álbum após quase uma década. Os nova-iorquinos vão apresentar “Sit Down for Dinner”, o seu décimo álbum.

Como é habitual, o Porto voltará a abraçar uma filosofia “created in Barcelona” que há muito tempo também é sua por direito próprio, mas o intercâmbio de influências ocorrerá novamente em ambos os sentidos. Cada incursão em território luso permite ao Primavera Sound conhecer de perto o imenso universo que é a música portuguesa, representada no cartaz por Amaura, Ana Lua Caiano, André Henriques, Best Youth, Classe Crua, Conjunto Corona, Expresso Transatlântico, Máquina, Milhanas, mutu, Samuel Úria, Silly, Soluna e Tiago Bettencourt.

Os passes gerais para o Primavera Sound Porto 2024  já estão disponíveis pelo valor de 175€*, em DICE e nos locais de venda habituais (FNAC, CTT e El Corte Inglés).
Os passes gerais VIP, pelo valor de 250€*, também já estão disponíveis.

Confere em baixo o alinhamento por dias e o horário actualizado de todos os concertos.