Quarentena Corona: Iniciativas para celebrar o 25 de Abril em tempos de isolamento social
O 25 de Abril e a música sempre estiveram de braços dados, cantar a Liberdade em termos de isolamento social é importante mais do que nunca.
Várias iniciativas online e vários artistas portugueses estão já agendados para cantar Abril entre os dias 24 e 26 de Abril.
Wash Your Hands Say Yeah
Dia 25 de Abril, depois das 16 horas, vamos ter o segundo livestream do festival. Com a participação de The Last Internationale, António Manuel Ribeiro, Sam Alone, Mitó, Paulo Lázaro, The Baggios, Tren Go! Sound System, Valu e com a habitual apresentação de Nuno Calado. O livestream vai ser realizado no Facebook, na página do festival.
★
Festival Liv(r)e
O Festival Liv(r)e – organizado e programado numa parceria entre o Camaleão, a MPAGDP – A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria e o 23 Milhas – realiza-se, em live streaming, nos dias 24, 25 e 26 de Abril, às 21:30, havendo ainda uma emissão especial no dia 25, às 17:30. Doze artistas, em quatro sessões de três concertos de 30 minutos cada, para assistir em direto na página de Facebook d’A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria, sob o comando técnico da Rádio 23 Milhas.
Clã, Galandum Galundaina, João Berhan, Adélia, João Francisco, Pedro Mestre, Mariana Root, Edgar Valente, Quiné Teles, Tiago Sami Pereira, Tiago Jesus e Vasco Ribeiro são os artistas que fazem parte do programa. Oriundos de diversas zonas do país, estão ligados por uma visão comum da música e do seu papel interventivo, construtivo e redentor. Pela palavra, pela composição ou pelo propósito das suas canções, foram seleccionados pelos três organizadores para cantarem a liberdade. Entre cada concerto, realiza-se também uma entrevista, com base em algumas das questões colocadas pelo público durante os concertos.
A emissão, sob o comando técnico da Rádio 23 Milhas, realiza-se no Facebook da MPADGP e é difundida nas páginas de todos os parceiros. No Liv(r)e, estão assegurados pagamentos aos artistas. E graças às várias equipas que têm feito trabalho voluntário, é possível realizar este evento de acesso liv(r)e. Desta forma, o público é também liv(r)e de contribuir com donativos para um reforço aos artistas e à organização do festival.
★
Abril no Bairro
Os artistas do Bairro da Música vão comemorar o 25 de Abril de forma diferente. Embora não possam estar em palco com o seu público, é grande a vontade de assinalar esta data tão importante. “8 artistas 8 canções para celebrar a liberdade” é o ponto de partida do evento “Abril no Bairro”, criado pela agência Bairro da Música, que terá lugar nas redes sociais, dias 24 e 25 de Abril.
Blind Zero, Joana Alegre, Jorge Palma, Pedro Moutinho, Rui David, The Happy Mess, Vicente Palma e Zeca Medeiros juntam-se neste evento on-line ao qual o público poderá assistir, através do Facebook de cada artista, entre as 21h30 e as 22h15 de sexta-feira e sábado. Tendo como ponto de partida o tema da liberdade, cada artista/grupo vai partilhar uma canção que preparou especialmente para esta data.
24 de Abril: Rui David, Vicente Palma, Pedro Moutinho e Blind Zero.
25 de Abril: Joana Alegre, Zeca Medeiros, The Happy Mess e Jorge Palma
★
TEATRO ABERTO
O Teatro Aberto vai comemorar o 25 de Abril com um momento especial da iniciativa #teatroemcasa disponibilizando em www.teatroaberto.com o registo de um concerto único, com canções de Fernando Lopes Graça, que teve lugar no Teatro Aberto no dia 25 de Abril de 2014 com direcção musical de João Paulo Santos.
★
Município de Oeiras
O Município de Oeiras vai comemorar o Dia da Liberdade com uma programação online assente na Cultura que será transmitida nas redes sociais já a partir da noite de sexta-feira. Os artistas musicais Bárbara Tinoco, Elisabete Matos, Kátia Guerreiro, Mário Laginha e Paulo de Carvalho vão dar um concerto, enquanto José Fanha e Nicolau Santos vão ler um poema. Sérgio Godinho irá transmitir uma mensagem especial às zero horas de 25 de Abril. O arranque das comemorações é dado com uma mensagem do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, na sexta-feira, a que se seguirá a atuação de Paulo de Carvalho com “E Depois do Adeus”. A jovem Bárbara Tinoco invocará Zeca Afonso e cantará Grândola Vila Morena e à meia-noite será transmitida uma mensagem de Sérgio Godinho e a sua canção “Liberdade”.
No Sábado, a partir das 15:00, José Fanha e Nicolau Santos partilharão poemas escolhidos para celebrar o Dia da Liberdade e, ao longo da tarde, serão transmitidos actuações especialmente criadas para este dia por Mário Laginha, Katia Guerreiro e os seus guitarristas e Elisabete Matos que irá concluir as comemorações cantando o Hino Nacional. Podes assistir a estas comemorações através do Facebook, Instagram ou Youtube.
★
MUSICBOX – Lisboa Capital República Popular
Dois anos após a última edição, o Musicbox recupera o Lisboa Capital República Popular para celebrar o 25 de Abril. Nesta edição adaptada ao contexto actual e por ele inspirada, homenageia-se José Mário Branco e promovem-se utopias na distopia. O Lisboa Capital República Popular, cujo nome se inspira no pregão agitador usado pelos ardinas antes de Abril de 1974, foi fundado em 2009 pelo Musicbox (CTL – Cultural Trend Lisbon) com o objectivo de assinalar o aniversário da Revolução dos Cravos e os seus valores. Num acontecimento multidisciplinar na forma de festival e jornal, músicos, escritores, artistas visuais, jornalistas, performers e outros são desafiados a intervir sobre os temas da liberdade, democracia, solidariedade e igualdade. Em 2020, o pregão Lisboa Capital República Popular sai à rua de maneira diferente. Remetidos ao confinamento social obrigatório, é no espaço virtual que o uníssono deste diálogo intermitente vai ecoar para uma homenagem a José Mário Branco na música e no pensamento no primeiro 25 de Abril celebrado sem a sua presença.
Com este repto, as canções de José Mário Branco são revisitadas por Fado Bicha, Lavoisier, Luís Severo, Marinho, Mr. Gallini e Selma Uamusse. As suas ideias, tanto inquietas quanto esperançosas, foram o mote para o jornalista Gonçalo Frota, o A&R e especialista em música Rui Portulez, a poeta Inês Francisco Jacob, os ilustradores Mantraste e Aline Lemos, o projecto Pop’lar e Alexandre Cortez, José Anjos, Luís Bastos e Paula Cortes, do grupo Lisbon Poetry Orchestra, imaginarem utopias na distopia e darem-lhes corpo através da prosa, da poesia e da ilustração. Todas as intervenções serão divulgadas ao longo do dia 25 de Abril no Instagram, Facebook e website do Musicbox.
★
Município de Lisboa
Pela primeira vez em 46 anos, somos desafiados a encontrar novas formas de viver a Liberdade conquistada em Abril em consequência da pandemia de Covid-19. É num cenário de excepção que nasce a iniciativa de Branko, que convida Dino D’Santiago a participar nesta parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, para um livestream num local inédito com transmissão online no canal de Youtube do Branko e várias plataformas da Câmara Municipal de Lisboa, no próximo dia 25 de Abril às 14h30.
★
Stereossauro – Concerto “25 de Abril Jovem”
Numa altura em que é um dever de cidadania ficar em casa, Stereossauro e Caldas da Rainha assinalam o Dia da Liberdade com o já tradicional concerto “25 de Abril Jovem”, este ano em formato digital. Dia 24 de Abril, a partir das 22h, encontramo-nos no Instagram de Stereossauro para uma actuação em directo, especialmente pensada para esta data. Espera-se um tributo à música de intervenção, em particular ao legado de José Afonso. Natural das Caldas da Rainha, Stereossauro aceitou este desafio, também para ajudar a sua cidade e os seus conterrâneos, ao mesmo tempo que leva a mensagem de Abril para todo o mundo através da internet.