Quantcast
R.I.P. Alan Lancaster [Status Quo]

R.I.P. Alan Lancaster [Status Quo]

Redacção

Morreu o baixista Alan Lancaster, fundador dos Status Quo. Tinha 72 anos.

A banda rock britânica Status Quo anunciou a morte do seu baixista e um dos fundadores do grupo, Alan Lancaster. O músico, que morreu em Sydney, Austrália, «sofreu de esclerose múltipla durante muitos anos», afirmou a banda num comunicado, lembrando que Alan ainda tocou com a banda em diversos espectáculos entre 2013 e 2014.

«Fomos amigos e colegas por muitos anos e alcançámos grande sucesso juntos como os quatro selvagens, com Rick Partiff e John Coghlan», lembrou Francis Rossi, vocalista e líder do grupo que ganhou popularidade nas décadas de 1960 e 1970.

Apesar de Francis Rossi ter admitido um «certo distanciamento» entre os elementos da banda nos últimos anos, não deixou de sublinhar que sempre manterá «boas lembranças dos primeiros dias juntos».

A história da banda inglesa teve início em 1962, quando o vocalista e guitarrista Francis Rossi e o baixista Alan Charles Lancaster se uniram para formar os The Scorpions, que surgiram antes dos Scorpions que conhecemos, provenientes da Alemanha.

O grupo foi completado por Alan Key, rapidamente substituído por Jess Jaworski (órgão), e o baterista Barry Smith. Os fundadores Lancaster e Rossi eram estudantes da Sedgehill Comprehensive School e construíram um grande legado com a banda.

O primeiro single foi “Pictures Of Matchstick Men”, de 1968, um grande sucesso que impulsionou a carreira dos Status Quo. Em mais de 50 anos de carreira, lançaram 32 discos de estúdio e colocaram mais de 60 singles nas listas dos mais vendidos no Reino Unido, com destaque para “Down Down”, What You’re Proposing”, “In the Army Now”, “The Anniversary Waltz – Part One” e “Come on You Reds”.