R.I.P. Andy Rourke [The Smiths]
A notícia da morte do baixista do Smiths, Andy Rourke, foi confirmada por Johnny Marr nas redes sociais.
Andy Rourke tinha 59 anos e faleceu devido a um cancro no pâncreas. Johnny Marr, guitarrista dos The Smiths foi quem anunciou a morte do colega, no Twitter. «Andy será lembrado como uma alma gentil e bela por aqueles que o conheceram e como um músico extremamente talentoso pelos fãs», escreveu Marr.
It is with deep sadness that we announce the passing of Andy Rourke after a lengthy illness with pancreatic cancer.
Andy will be remembered as a kind and beautiful soul by those who knew him and as a supremely gifted musician by music fans.
We request privacy at this sad time pic.twitter.com/KNehQxXoFz— Johnny Marr (@Johnny_Marr) May 19, 2023
Nascido a 17 de Janeiro de 1964, Rourke sempre demonstrou interesse por música, desde muito novo, começando a aprender a tocar guitarra aos sete anos. Criou uma amizade com Johnny Marr aos onze anos. O baixista fez parte da banda que definiu o panorama da música britânica dos anos 80, os The Smiths, deixando um legado de discos como “The Smiths”, “Meat Is Murder”, “The Queen Is Dead” e “Strangeways, Here We Come”. Após os The Smiths terem terminado, em 1987, Andy tocou com Morrissey a solo. Fez parte da banda Freebass, com Peter Hook e Mani, baixistas dos New Order e Stone Roses, respetivamente.
Johnny Marr ainda faz uma publicação no seu Instagram, onde fala mais sobre a sua amizade com o baixista e como este era um génio musical.
Ver esta publicação no Instagram