R.I.P. Billy Joe Thomas
B.J. Thomas, o cantor mais conhecido pela sua versão de “Raindrops Keep Fallin’ on My Head”, morreu, como relata o The New York Times, no dia 29 de Maio, na sua casa em Arlington, Texas, devido a complicações decorrentes de um cancro do pulmão. Thomas tinha 78 anos de idade.
Billy Joe Thomas nasceu em 1942 em Hugo, Oklahoma. Enquanto criança, cantou na igreja baptista local, juntando-se depois a um grupo pop chamado Triumphs, ao lado do seu irmão mais velho Jerry. O grupo (liderado por Thomas) conseguiu um single no Top 10 com a sua versão do tema “I’m So Lonesome I Could Cry”, de Hank Williams. Em 1965, este single lançaria definitivamente a carreira a solo de Thomas.
Derivando entre a pop e o country, B.J. Thomas lançou quatro álbuns entre a sua estreia a solo e o disco que iria revelar-se o seu maior sucesso: “Raindrops Keep Fallin’ on My Head”, de 1969. A canção foi escrita e produzida por Burt Bacharach e Hal David para o filme clássico western “Butch Cassidy and the Sundance Kid”. “Raindrops” toca durante uma famosa cena quando Cassidy (Paul Newman) leva Etta Place (Katherine Ross) a passear de bicicleta.
Para além de “Raindrops”, o single mais conhecido de Thomas é a sua versão de “Hooked on a Feeling”, que gravou em 1968 para o seu álbum “On My Way”. Em 1975, o single “(Hey Won’t You Play) Another Somebody Done Somebody Wrong Song” alcançou o nº 1 simultaneamente nas tabelas de música country e pop.
Em meados da década de 1970, Thomas converteu-se ao cristianismo e iniciou um caminho de recuperação após anos de abuso de drogas e álcool. Em 1977, cantou na cerimónia memorial de Elvis Presley – que foi uma influência palpável na obra de Thomas, ao lado de artistas como Hank Williams e Jackie Wilson. Thomas gravou dezenas de discos ao longo da sua carreira de décadas. O seu último álbum de estúdio foi “The Living Room Sessions”, de 2013.