Quantcast
R.I.P. Gary Rossington [Lynyrd Skynyrd]

R.I.P. Gary Rossington [Lynyrd Skynyrd]

Rodrigo Baptista
Travis Shinn

Gary Rossington, guitarrista e último membro original da banda de southern rock Lynyrd Skynyrd, faleceu aos 71 anos.

O mundo do rock está de luto. Faleceu Gary Rossington, guitarrista e último membro original dos míticos Lynyrd Skynyrd.

O desaparecimento de Rossington foi comunicado nas primeiras horas do dia 5 de Março nas redes sociais dos Skynyrd pelos seus colegas de banda. No comunicado podia ler-se: «É com a nossa mais profunda solidariedade e tristeza que informamos que perdemos hoje o nosso irmão, amigo, membro da família, compositor e guitarrista, Gary Rossington. O Gary está agora no céu com os seus irmãos dos Skynyrd e a sua família a tocar de forma bonita, como sempre faz. Por favor, mantenham a Dale, Mary, Annie e toda a família Rossington nas vossas orações e respeitem a privacidade da família neste momento difícil.»

Ainda não se sabe a causa de morte, mas suspeita-se que esteja relacionada com os longos problemas de saúde que nos últimos tempos já o tinham afastado da banda. Em julho de 2021, o guitarrista fez uma cirurgia cardíaca de emergência. Há seis anos atrás, já tinha sofrido um ataque cardíaco, o que levou ao cancelamento de vários concertos . Rossington também fez uma cirurgia de bypass quíntuplo em 2003 devido a uma doença arterial coronariana. Em 2019, fez uma operação para consertar uma válvula cardíaca com vazamento.

Conhecido como o último elemento da formação original e clássica dos Lynyrd Skynyrd, Rossignton foi também um dos sobreviventes do fatídico acidente de avião de 1977 que matou o cantor Ronnie Van Zant e o guitarrista Steve Gaines. Mais tarde, em 1987, a banda viria a reunir-se com o irmão de Ronnie, Johnny Van Zant, que passou a desempenhar o papel de vocalista e desde então a banda continua na estrada.

Para a história do rock ficam marcos musicais como a melodia em slide de “Free Bird”, a sequência de acordes arpejados e o solo de “Simple Man” e o icónico riff de “Sweet Home Alabama” todos eles compostos e tocados por Gary Rossington.

Muitos já achavam que os Lynyrd Skynyrd não passavam de uma banda de tributo, e que a única réstia de credibilidade assentava na figura de Gary Rossignton. Agora, sem o mítico fundador e guitarrista, será que os Lynyrd Skynyrd ainda têm pernas para andar?