Quantcast
R.I.P. Harold Budd

R.I.P. Harold Budd

Redacção

Morreu o compositor vanguardista Harold Budd, que colaborou frequentemente com Brian Eno e Robin Guthrie, dos Cocteau Twins. Tinha 84 anos.

A notícia da morte Harold Budd foi confirmada por Robin Guthrie, dos Cocteau Twins, que escreveu uma curta declaração na sua página no Facebook: «Foi com grande tristeza que soubemos da morte de Harold Budd. Descansa em paz, poeta do piano».

Nascido em Los Angeles, em 1936, Budd rapidamente se interessou por música, começando pela bateria, tendo, depois, sido inscrito no Los Angeles City College, num curso de teoria musical em harmonia. Budd afastou-se brevemente para se alistar no exército, onde conheceu Albert Ayler, o saxofonista de vanguarda e o seu futuro companheiro de banda por um curto período de tempo.

Uma vez de volta do serviço militar, Budd estudou com o compositor Gerald Strang no San Fernando Valley State College e ficou profundamente emocionado com uma palestra proferida por John Cage enquanto frequentava a escola, chegando ao ponto de dizer que isso mudou a forma como ele pensava sobre música. Mais tarde, Budd foi para a Universidade do Sul da Califórnia, onde trabalhou com Ingolf Dahl, formou-se em 1966, casou-se e teve filhos.

Budd lançou o seu primeiro trabalho gravado, “The Oak Of The Golden Dreams”, em 1970 e, de repente, desistiu da música. Alguns anos mais tarde, regressou com uma colecção de composições calmas e arrebatadoras para piano, chamadas “The Pavilion Of Dreams”, produzidas por Brian Eno. Mais tarde, Budd atribuía a Eno o mérito de lhe dar «absoluta bravura para ir em qualquer direcção». Trabalharam juntos no seu terceiro disco, “Ambient 2: The Plateaux Of Mirror”, de 1980 – que podes escutar mais abaixo -, e mantiveram-se regularmente em contacto.

Durante os últimos 40 anos, Budd lançou dezenas de álbuns numa vasta gama de géneros, incluindo piano experimental, minimalismo vanguardista, pop, etc. Embora esteja mais frequentemente associado ao estilo suave de tocar piano, não aprendeu a tocar o instrumento até aos seus 30 anos de idade.

Para além de Eno, Budd colaborou frequentemente com Robin Guthrie dos Cocteau Twins – o seu álbum mais recente juntos, “Another Flower“, que saiu dia 4 de Dezembro – assim como Andy Partridge do XTC, John Foxx dos Ultravox, Jah Wobble dos Public Image Ltd, entre muitos outros.

«É muita coisa para digerir. Partilhei muito com Harold desde que éramos jovens, desde que ele estava doente, partilhei muito com Harold durante os últimos 35 anos, ponto final», escreveu Guthrie no Facebook. «Sinto-me vazio, despedaçado, perdido e despreparado para isto, tal como a minha mulher Florence e as raparigas Violette e Lucy Belle. Todo o meu melhor para Elise, Terrance, Hugo e toda a família. As suas últimas palavras para mim foram ‘adios amigo’… Ele deixou um vazio muito grande…».