R.I.P. Herb Deutsch, Co-Inventor do Primeiro Sintetizador Moog
Faleceu Herb Deutsch, inventor e músico responsável pelo primeiro sintetizador Moog juntamente com Bob Moog.
Herb Deutsch foi um dos responsáveis pela invenção do sintetizador Moog, juntamente com o seu amigo Bob Moog. O músico e inventor americano faleceu no dia 9 de Dezembro com 90 anos de idade. Herb Deutsch nasceu em Nova Iorque, em 1932, mostrando aptidão para a música desde muito jovem. Ao longo da sua infância estudou música e começou a compor muito cedo.
A “Moog Music Inc.” anunciou a morte de Deutsch através da sua página de Facebook oficial: « O legado e o lugar de Herb na história da música nunca será esquecido”. E aqui na Moog, o seu riso será sentido e acarinhado. Estamos infinitamente gratos pela sua amizade, colaboração, orientação, e espírito criativo, Herb. O nosso amor está contigo e com a tua família», lê-se numa declaração assinada pela Moog.
«Não há ninguém mais importante para o legado Moog do que o Herb», continua o texto, «a sua profunda criatividade, curiosidade, inteligência e busca de fronteiras musicais levaram Bob Moog a conceber o primeiro sintetizador Moog com a orientação e colaboração inestimáveis de Herb. À medida que o protótipo evoluiu para sistemas modulares maiores, Herb e Bob trabalharam em conjunto para promover este instrumento revolucionário, com Herb a compor e a actuar com o instrumento e a ensinar sobre o sintetizador em seminários e na sua sala de aula.»
A sua relação de amizade com Bob Moog iniciou-se numa conferência de educação musical em Rochester, Nova Iorque, em 1963. Na altura, Moog vendia as suas obras e Deutsch considerava-se principalmente um compositor. Rapidamente a dupla começou a trabalhar em conjunto na construção de um novo instrumento, com o objectivo de fazerem um “sintetizador de música pequeno e acessível”. Em breve desenvolveriam o primeiro protótipo de sintetizador Moog, que agora faz parte da colecção do museu Henry Ford.
Herb dedicou-se em grande parte à interface do teclado do instrumento, e detalhou as suas experiências de trabalho com Bob Moog numa entrevista em 2003: «As pessoas acusaram-me de modéstia, mas na verdade penso que outra pessoa estaria no mesmo lugar e teria chegado a um ponto semelhante num curto espaço de tempo. Foi uma direcção que se enquadrou na história da tecnologia e da sua inevitável ligação com as artes.»