Quantcast
R.I.P James Kottak [ex-Scorpions]

R.I.P James Kottak [ex-Scorpions]

Rodrigo Baptista

O ex-baterista dos Scorpions, James Kottak, faleceu aos 61 anos.

James Kottak, ex-baterista dos Scorpions, faleceu aos 61 anos. A notícia foi confirmada pela banda alemã num post onde é possível ler: «Notícia muito triste. O nosso querido amigo e baterista de 20 anos, James Kottak, faleceu aos 61 anos. O James era um ser humano maravilhoso, um grande músico e um homem de família amoroso. Ele era o nosso “Irmão de outra Mãe” e sentiremos muita a sua falta. Rock’n’roll para sempre. Descansa em paz, James

Kottak nasceu em Louisville, Kentucky, em 1962, mas dedicou grande parte da sua carreira a bandas germânicas. Em 1987, em Hamburgo, foi um dos cofundadores dos Kingdom Come tendo gravado os dois primeiros álbuns da banda, o homónimo em 1988 e “In Your Face” em 1989. Passou por grupos como os The Cult, o McAuley Schenker Group e os Warrant, antes de chegar aos Scorpions em 1996. Com os veteranos do hard rock alemão Kottak gravou 10 álbuns, estúdio e ao vivo, incluindo o icónico “Acoustica”, gravado ao vivo, em 2001, ao longo de três concertos que os Scorpions deram no Convento do Beato, em Lisboa. 

Com uma vida ligada aos excessos, Kottak acabaria por sair dos Scorpions em 2016, dando o lugar a Mikkey Dee (ex-Mötorhead].

Em 2018, Kottak juntou-se aos membros originais dos Kingdom Come, Danny Stag, Rick Steier e Johnny B, para uma tour de reunião, mas sem o vocalista Lenny Wolf. O seu lugar foi ocupado pelo ex-vocalista dos Montrose e dos Lynch Mob, Keith St. John. Este terá sido o último projeto musical de James Kottak antes do seu falecimento.

Relembramos que os Scorpions, ex-banda de James Kottak, vão regressar a Lisboa em 2024 para um concerto no Rock In Rio.

Em baixo podes recordar o famoso solo de bateria que James Kottak apresentava nos concertos dos Scorpions, o “Kottak Attack” e ver o post que a banda germânica publicou sobre a morte do seu ex-baterista.

 


arda