Quantcast
R.I.P. Mark Lanegan

R.I.P. Mark Lanegan

Redacção

Mark Lanegan, líder da banda Screaming Trees, músico dos Queens of the Stone e de notável carreira a solo morreu aos 57 anos.

O anúncio foi feito nas redes sociais de Lanegan, não tendo sido revelada a causa da morte.

«O nosso querido amigo Mark Lanegan faleceu esta manhã na sua casa em Killarney, Irlanda. Cantor, compositor, autor e músico muito amado, tinha 57 anos e deixa viúva a sua esposa Shelley. Neste momento, não há mais nenhuma informação disponível. Pedimos Por favor, respeitem a privacidade da família.

De voz áspera e inconfundível, Mark Lanegan esteve cerca de 15 anos, entre 1985 e 2000, nos Screaming Trees, sendo um dos principais nomes do grunge do início dos anos 90, de onde se destaca o hit “Nearly lost you”. Colaborou com Queens of the Stone Age, Gutter Twins e The Twilight Singer, entre outros.

«O seu reconhecimento mediático está umbilicalmente ligado aos seus anos de trabalho com os Queens Of The Stone Age. O que começou logo no explosivo segundo álbum da banda liderada por Josh Homme, “Rated R” (2000). Se nesse disco era apenas um convidado, no ainda mais aclamado “Songs For The Deaf” já estava a tempo inteiro na banda, emprestando a sua carismática voz a canções como “Song for the Dead”, “Hangin’ Tree” e “God Is in the Radio”. O seu último disco como membro dos QOTSA foi “Lullabies To Paralyze” (2005), mas continuou a trabalhar amiúde com os desert rockers, surgindo como convidado em “Era Vulgaris (2007) e em “…Like Clockwork” (2013), cantando nos coros de “If I Had A Tail” e co-escrevendo “Fairweather Friends”», lê-se no site Roma Inversa.

Até aos dias de hoje fez uma notável carreira a solo, “The Winding Sheet”, o álbum de estreia saiu em 1990 pela editora Sub Pop e em 2020 editou o seu último álbum “Straight Songs Of Sorrow”, que conta com inúmeras colaborações de luxo, como Warren Ellis [Bad Seeds], Greg Dulli [Afghan Whigs], John Paul Jones dos [Led Zeppelin], Adrian Utley [Portishead], Ed Harcourt e Jack Bates, filho de Peter Hook. Foi também em 2022 que editou um livro de memórias, “Sing Backwards And Weep”.

Em 2020, Lanegan foi hospitalizado com COVID-19, ficou em coma e com «pouca esperança de sobrevivência», de acordo com o recente livro do músico, “Devil in a Coma”, publicado no ano passado. O co-fundador dos Screaming Trees também ficou surdo por causa do covid19. Em 2021, um porta-voz disse que Lanegan já tinha recuperado a sua audição, mas que não estava a 100% recuperado.

Sempre acarinhado pelo público português, participou no disco de 2018 dos Dead Combo, “Odeon Hotel”, para além do aclamado concerto realizado em conjunto no Festival de Paredes de Coura, cujo registo audiográfico foi lançado em 2019.