Quantcast
R.I.P. Rick Laird [Mahavishnu Orchestra]

R.I.P. Rick Laird [Mahavishnu Orchestra]

Redacção

Morreu o baixista Rick Laird, mais conhecido como membro fundador da banda de jazz de fusão Mahavishnu Orchestra. Tinha 80 anos.

A notícia da morte do baixista foi confirmada por vários antigos companheiros de banda, incluindo o guitarrista da Mahavishu Orchestra John McLaughlin e o baterista Billy Cobham, que elogiou Rick Laird num post publicado no Facebook.

«A todos os que eram próximos da M.O. sabiam que a pessoa mais confiável daquela banda era o baixista. Tocava o que era necessário para evitar que o resto de nós saísse dos nossos carris musicais. Ele permitia-me tocar e explorar regiões musicais que eu não teria sido capaz de navegar sem ele nas minhas costas», escreveu Cobham. «Rick Laird despediu-se deste mundo ao amanhecer desta manhã. Já tenho saudades da sua voz, que foi apresentada na poderosa quietude e autoridade que projectou dentro e fora do palco. O corpo vai, mas a persona permanecerá como uma influência no que quer que eu toque para o resto dos meus dias. Já tenho saudades dele».

Rick Laird nasceu em Dublin, Irlanda, em 1941. Mudou-se para a Nova Zelândia aos 16 anos, onde começou a perseguir seriamente o sonho de ser músico. Deixou o seu emprego para se tornar baixista profissional dois anos mais tarde, fazendo uma extensa digressão pelo país antes de se mudar para Sidney, Austrália, aos 19 anos, procurando uma cena de jazz mais activa.

Em 1962, Laird mudou-se para Inglaterra, onde se tornou o baixista do Ronnie Scott’s Jazz Club, no Soho, tendo actuado com Brian Auger e feito uma extensa digressão antes de se mudar para os Estados Unidos para frequentar o Berklee College of Music em 1966.

Laird foi um dos membros fundadores da Mahavishnu Orchestra em 1971, juntamente com McLaughlin, Cobham, o teclista Jan Hammer e o violinista Jerry Goodman. Apresentou-se no álbum de estreia da banda em 1971, “The Inner Mounting Flame”, e no disco de 1973, “Birds of Fire”, o segundo da banda. Rick Laird também aparece no álbum ao vivo da banda de 1973, “Between Nothingness & Eternity”. A formação original tocou o seu concerto final em Dezembro de 1973, e Laird nunca mais regressou ao grupo.

Depois de deixar a Mahavishnu Orchestra, Laird lançou um álbum, “Soft Focus”, em 1979. Também actuou com artistas como Stan Getz, Buddy Rich, Sonny Rollins, Benny Golson e Chick Corea. Laird retirou-se da música em 1982, passando a ser fotógrafo e professor de baixo.

Entre os que prestaram homenagem a Laird estão McLaughlin, Ronnie Scott’s Jazz Club e Walter Kolosky, que escreveu um livro sobre a banda – “Power, Passion & Beauty: The Story of the Legendary Mahavishnu Orchestra”.