Quantcast
R.I.P. Robbie Robertson [The Band]

R.I.P. Robbie Robertson [The Band]

Rodrigo Baptista

Robbie Robertson, guitarrista dos The Band, faleceu aos 80 anos.

Faleceu Robbie Robertson, guitarrista dos The Band.

A notícia da morte do músico, que tinha 80 anos, foi confirmada pelos agentes dos The Band através das redes sociais. Num comunicado da família de Robertson pode-se ler: « O Robbie estava rodeado da sua família no momento da sua morte, incluindo a sua esposa, Janet, a sua ex-esposa, Dominique e o seu parceiro Nicholas e os seus filhos Alexandra, Sebastian, Delphine e o respetivo parceiro de Delphine, Kenny

Foram muitas as personalidades que conviveram com Robertson que quiseram deixar uma mensagem de apreço, entre elas Martin Scorsese, o realizador de “The Last Waltz”, o filme-concerto dos The Band.  «Robbie Robertson era um dos meus amigos mais próximos, uma constante na minha vida e no meu trabalho.», disse Scorsese.« Eu podia ir sempre ter com ele como um confidente. Um colaborador. Um conselheiro. Eu tentei ser o mesmo para ele.»

Neil Diamond referiu: « O mundo da música perdeu um grande com o falecimento de Robbie Robertson. Continua a fazer aquele belo barulho no céu, Robbie. Vou sentir a tua falta.»

Já os agentes de Joni Mitchell, deixaram uma palavra em nome da cantora: « Descansa em paz Robbie Robertson, lendário guitarrista dos The Band, compatriota canadense e querido colaborador da Joni. Que o teu legado e harmonia musical ressoem nas próximas gerações.»

Robbie Robertson conheceu Levon Helm, Rick Danko, Richard Manuel e Garth Hudson, os seus parceiros musicais, quando ainda era adolescente. Juntos formaram os The Hawnks, em 1958, para atuarem como backing band de Ronnie Hawnkins. Com a sua reputação a crescer, em 1965 foram recrutados por Bob Dylan para o acompanharem na estrada. Trocaram o nome para The Band e em 1968 gravaram o seu primeiro álbum de estúdio “Music From The Big Pink”. Seguiram-se álbuns de sucesso como “The Band” (1969), “Planet Waves” (1974), como backing band de Dylan, ou “Northern Lights – Southern Cross” (1975). Em 1976 chegou o fim prematuro dos The Band com um concerto histórico realizado no Winterland Ballroom, em São Francisco, e que contou com convidados ilustres como Joni Mitchell, Neil Young, Eric Clapton, Bob Dylan e muitos mais. O concerto acabaria por ser gravado e realizado por Martin Scorsese. Alternando as performances com várias entrevistas com os membros dos The Band, o filme concerto acabaria por ver a luz do dia em 1978 sob o nome “The Last Waltz”.

Depois da dissolução do grupo, Robertson seguiu uma carreira a solo que durou o resto da sua vida. Quanto aos The Band, voltaram a reunir-se em 1983, extinguindo-se definitivamente em 1999. Durante este segundo período editaram os álbuns “Jericho” (1993), “High On The Dog” (1996) e “Jubilation” (1998).

Em baixo podes ver os posts dedicados a Robbie Robertson e recordar a performance do guitarrista em “The Last Waltz” com o tema “Further Up On The Road” tocado em conjunto com Eric Clapton.