R.I.P Steve Albini
Steve Albini, o icónico produtor do indie rock faleceu aos 61 anos, vítima de um ataque cardíaco.
A notícia da morte de Steve Albini foi avançada pela Pitchfork. O vocalista dos Shellac e dos Big Black e produtor que gravou álbuns clássicos de bandas como Nirvana, Pixies ou PJ Harvey faleceu de ataque cardíaco, aos 61 anos.
Albini era uma lenda no rock, engenheiro de som fundamental na definição identitária do melhor barulho independente das últimas décadas, tendo gravado álbuns como “In Utero” dos Nirvana, “Surfer Rosa” dos Pixies, “Rid of Me” de PJ Harvey.
Fazia parte, da banda assídua no Primavera Sound Porto e este ano não seria excepção, Shellac, que estavam a preparar-se para uma digressão para promover o seu primeiro álbum em uma década, “To All Trains”, que tinha data prevista de edição para 17 de Maio.
O seu currículo inigualável começa no final dos anos 80 e na década de 90, incluindo os influentes álbuns dos Jesus Lizard, “Seamonsters” dos Wedding Present, “Hissing Prigs in Static Couture” dos Brainiac, assim como discos de Low, Dirty Three, Boss Hog e Jon Spencer Blues Explosion, Superchunk e dezenas de muitos outros. A sua influência estendeu-se às gerações seguintes trabalhando com nomes como Mogwai, Mclusky, Cloud Nothings, Mono, Ty Segall e Sunn O))).
A indústria da música ficou mais pobre.