Quantcast
Rising Stars: Fundação Gulbenkian abre as portas para receber seis concertos de entrada gratuita

Rising Stars: Fundação Gulbenkian abre as portas para receber seis concertos de entrada gratuita

Comunicado de Imprensa

O ciclo de Rising Stars da Fundação Gulbenkian realiza-se no dia 12 de Fevereiro.

Este evento Rising Stars, parte integrante da rede ECHO – European Concert Hall Organisation, destaca-se por apresentar jovens talentos da interpretação e da criação musical contemporâneas. Decorre no dia 12 de Fevereiro no grande auditório da Fundação Gulbenkian. «Num domingo repleto de experiências musicais intensas, o foco incidirá nas estrelas em ascensão selecionadas para integrar os Rising Stars. Excelente oportunidade para testemunhar ao vivo a genialidade destes músicos, em atuações que refletem a diversidade de propostas e um notável talento musical», diz o comunicado de imprensa.

Para além dos concertos, o programa incluirá diversas atividades para famílias, como o workshop “Viagem ao Centro do Som” – no qual os participantes poderão descobrir novas formas de dar vida a objetos obsoletos e explorar as suas infinitas possibilidades sonoras –, vídeos educativos sobre os instrumentos da orquestra e os bastidores do Grande Auditório, e ainda a performance “Corpos Sonoros”, que utiliza instrumentos musicais criados a partir de materiais abandonados.

O ciclo começa às 11h com Mathis Stier, fagotista principal da Orquestra Sinfónica da WDR em Colónia, tendo recebido vários prémios importantes com apenas 19 anos. No Grande Auditório irá interpretar obras de Camille Saint-Saëns, Heinz Holliger, entre outros, e será acompanhado por Rie Akamatsu no Cravo e Piano.

Segue-se Júlia Pusker que se destacou no Concurso Rainha Elisabeth de Violino em 2019. Apesar da juventude, o seu percurso artístico já inclui apresentações com grandes orquestras mundiais. A revista Strad elogiou a sua “simplicidade mágica” e a La Libre descreveu–a como uma verdadeira “aristocrata” do violino.

O Sonoro Quartet vem a Lisboa interpretar obras de Haydn e Chostakovitch. Axelle Fanyo está também confirmada. A soprano francesa elogiada pela sua voz carismática, conquistou diversos prémios, como o Concurso Nadia e Lili Boulanger, o prémio Kaleidoscope e o reconhecimento como Jovem Artista no Concurso Internacional da Canção Francesa, solidificando o seu estatuto como uma artista verdadeiramente promissora.

Um ex-artista da BBC New Generation, vencedor da Bolsa Borletti-Buitoni, do Prémio Jovem Artista da Royal Philharmonic Society e do Prémio Leonard Bernstein, Sean Shibe é um guitarrista muito original na vanguarda da música clássica contemporânea e actua por volta das 19h no Grande Auditório.

A finalizar o ciclo Rising Stars, Sebastian Heindl, organista de Leipzig, tem uma capacidade única de cativar a audiência. O músico ganhou reconhecimento internacional ao vencer a Longwood Gardens Organ Competition e as suas interpretações virtuosas em palcos como a Philharmonie Berlin e o Konzerthaus Wien, demonstram o seu notável carisma e excelência musical.

Confere a programação completa neste link.