Quantcast
Rock in Rio Lisboa: 20 Anos em Números

Rock in Rio Lisboa: 20 Anos em Números

Comunicado de Imprensa

Passaram-se 20 anos desde a primeira edição do Rock in Rio Lisboa. Apresentamos neste artigo um resumo em números de todas as edições do Rock In Rio em Lisboa.

Duas décadas de histórias, memórias, grandes concertos, novos formatos de entretenimento. Foram 9 edições, mais de 3 milhões visitantes na Cidade do Rock, mais de 225 milhões de euros de investimento, mais de 87 mil empregos gerados no país, cerca de 5,6 milhões de euros investidos em causas socioambientais e inúmeras ações, entre as quais a instalação de painéis fotovoltaicos em escolas, projeto de reflorestação de floresta ardida, equipar hospitais e IPSS, construção de salas sensoriais para jovens, entre outros. Em 2024, o festival que se estreou em Lisboa no ano de 2004, está de volta para uma edição especial de celebração destes 20 anos do Rock in Rio Lisboa.

Nos dias 15, 16, 22 e 23 de junho de 2024, uma nova Cidade do Rock vai abrir portas no Parque Tejo Lisboa, numa ode à cidade que acolheu o festival em 2004, com o Tejo e a Ponte Vasco da Gama como cenário a abraçar o evento. Um convite inicialmente lançado pela Câmara Municipal de Lisboa, para assinalar uma data especial, tornando o Rock in Rio Lisboa no primeiro grande evento, pós Jornada Mundial da Juventude, a ocupar o recente Parque Tejo Lisboa tal como aconteceu há 20 anos, quando o festival colocou o Parque da Bela Vista na rota dos grandes shows internacionais.

Nestes 20 anos, mais de 3 milhões de pessoas passaram pela Cidade do Rock para se divertir em família e com amigos e assistir às atuações de mais de 1.100 artistas, entre bandas, DJs, bailarinos e artistas de rua que, apoiados por milhares de profissionais das indústrias do entretenimento, da música e criativa, foram maestros de dias de muita alegria e emoção. Em 2024, o festival regressa com o mote “All in Rio”, de todos e para todos, com dezenas de concertos, apresentações e performances live espalhados por 17 espaços de entretenimento, entre os quais cinco palcos.

O Rock in Rio atravessou o Atlântico e aterrou pela primeira vez em Lisboa em 2004. Durante seis dias passaram 77 artistas e mais de 385 mil pessoas pela Cidade do Rock no Parque da Bela Vista. A primeira edição contou com um cartaz luxuoso! Britney Spears, Foo Fighters, Incubus e Sting foram alguns dos cabeças de cartaz da primeira edição do Rock in Rio em Lisboa. Paul McCartney foi o responsável por abrir o Palco Mundo. Em jeito de antestreia do maior evento de música e entretenimento, a organização criou um dia extra no cartaz para receber o ex-Beatle. O concerto, incluído na digressão “04 Summer Tour”, foi o primeiro do cantor em Portugal. No segundo dia, Peter Gabriel, Ben Harper, Jet, Rui Veloso e Gilberto Gil foram os protagonistas do Palco Mundo. Os Foo Fighters também atuaram na primeira edição do Rock in Rio Lisboa. A banda subiu ao Palco Mundo no dia 30 de maio, na mesma noite que Evanescence (que estão de regresso em 2024), Kings of Leon e Charlie Brown Jr..

Em 2024 pelo Palco Mundo passarão artistas como Scorpions, Extreme, Ed Sheeran, Jonas Brothers, Ivete Sangalo, Doja Cat, Camila Cabello, entre outros, o festival apresenta um restruturado Palco Galp, que nesta edição ganha um peso de palco principal à altura de grandes palcos de festivais pelo mundo fora, com o dobro da dimensão e mais investimento em led, som e luz , trazendo nomes como Europe, Lukas Graham, James, Luísa Sonza, Pedro Sampaio, Hybrid Theory, entre tantos outros. Há também mais um novo grande palco, o Palco Tejo, apadrinhado pelos Ornatos Violeta, que traz ainda mais peso para a oferta musical do festival. Nele vão passar novas promessas da cena nacional e internacional, bem como referências de peso já consagradas, incluindo Ornatos Violeta, Rival Sons, The Legendary Tigerman, Lauren Spencer Smith, Iñigo Quintero, ProfJam, entre outros, sinónimo de uma estratégia do festival que consiste em ter cada vez menos diferenças de peso de nomes e estruturas nos seus palcos, só possível de pôr em prática com a mudança de recinto para o Parque Tejo-Lisboa, em 2024. Podes consultar o cartaz completo, aqui.

Em baixo deixamos um apanhado das 20 edições de Rock in Rio Lisboa em números:

· 9 edições;
· Mais de 1.100 atrações musicais durante 44 dias de festival na Cidade do Rock;
· Mais de 3 milhões de pessoas já visitaram a Cidade do Rock;
· 225 milhões de euros investidos no país;
· 87 mil postos de trabalho gerados (entre diretos e indiretos);
· 400 empresas envolvidas por edição;
· Em dias de evento, há 14 mil pessoas a trabalhar;
· Rock in Rio Lisboa doou cerca de 5,6 milhões de euros para causas sociais e ambientais em Portugal em conjunto com os seus parceiros;
· Cerca de 20.000 pessoas do público vêm de fora do país (edição de 2022), mais concretamente de 39 territórios diferentes, entre os quais Reinos Unido, Espanha e Brasil;
· 5,8 milhões de pessoas impactadas com a cobertura de TV e Web (edição de 2022).

Rock in Rio Lisboa em 2024:
· + de 100 artistas
· 5 palcos e 12 atrações
· + de 150 espaços na Cidade do Rock
· + de 100 marcas parceiras
· + de 340 fornecedores
· + de 700 contentores
· + de 15 mil m2 de relva

39 anos de Rock in Rio:
· 4 países: Brasil, Portugal, Espanha e EUA;
· Mais de 11,2 milhões de pessoas presentes em 22 edições desde 1985;
· Mais de 3.800 atrações musicais durante 130 dias de festival;
· Mais de 250 mil postos de trabalho gerados (entre diretos e indiretos);
· Mais de 12 milhões de fãs online;
· Mais de 64 milhões de pessoas alcançadas nas redes só em 2022.

“Por um Mundo Melhor”:
· 37 Milhões de euros investidos em projetos sociais e ambientais;
· 1 escola na Tanzânia;
· 1 centro de saúde no Brasil;
· 14 Salas sensoriais para cegos e jovens com deficiências;
· 100% de compensação das emissões de gases com efeito de estufa;
· 760 painéis fotovoltaicos instalados em 38 escolas portuguesas. Este projeto ganhou o prémio internacional “Energy Globe Awards”;
· Durante 15 anos os painéis estarão a produzir cerca de 40.000 € por ano que serão investidos em projetos sociais e ambientais;
· 350.860€ investidos em 80 bolsas de estudo de 2 anos em educação musical;
· 55.000 refeições doados a instituições que apoiam famílias carenciadas;
· 204.000 Árvores plantadas até 2016 em projetos de reflorestação;
· 4.000.000 árvores angariadas para plantação na Amazónia.