Rock in Rio Lisboa’18: Leilão de guitarras autografadas por Bruno Mars, The Killers, Demi Lovato ou Muse

Rock in Rio Lisboa’18: Leilão de guitarras autografadas por Bruno Mars, The Killers, Demi Lovato ou Muse

Redacção

Até 8 Julho, o Rock in Rio está a promover o leilão de guitarras autografadas por vários artistas presentes na edição de 2018. O valor angariado reverterá, na íntegra, para um projecto de conservação e restauração florestal a desenvolver pela LPN.

O Rock in Rio-Lisboa lançou o projecto ESTÁ TUDO CONECTADO, uma iniciativa de mobilização cívica e promoção da cidadania ambiental, desenvolvido em parceria com a Liga para a Protecção da Natureza (LPN). #EstaTudoConectado tem como principal objetivo trazer a floresta para o dia-a-dia dos portugueses, demonstrando a sua relevância e explicando de que forma a Floresta está presente nas acções do quotidiano, e em tudo o que se faz ao longo do dia, seja nas horas de trabalho, seja nos momentos de lazer.

«Depois dos acontecimentos em Portugal, no Verão do ano passado, sentimos que tínhamos o dever de contribuir, de alguma forma, tanto na vertente da sensibilização como na vertente de acção, colectiva e individual. Percebemos que existe um distanciamento grande de muitas pessoas, e em especial das populações urbanas, em relação à importância da Floresta. Como se, pelo facto das florestas estarem longe, deixassem de ser um problema colectivo.», refere Roberta Medina, Vice-Presidente Executiva do Rock in Rio. «Com este projecto, e com a campanha que hoje lançamos, queremos relembrar que não só a nossa própria vida depende da floresta, como praticamente tudo o que mais gostamos de fazer vem, directamente, deste recurso. A floresta está em tudo na nossa vida, nos instrumentos musicais, no papel, nas nossas roupas, no ar que respiramos», acrescenta.

O compromisso do Rock in Rio com a floresta começa, ativamente, em 2006, ano em que o festival se dedicou a apoiar projetos de reflorestação, não só em Portugal, como também no Brasil e nos Estados Unidos da América. Desde então foram já plantadas 3.250.000 árvores, entre as quais 49.000 na Pampilhosa da Serra, 19.000 em Mafra, 60.000 na Califórnia, 125.000 no Rio de Janeiro e 3 milhões na Amazonia. Além destas iniciativas, em 2016 o Rock in Rio lança o projeto global Amazonia Live, com o propósito de alertar para as alterações climáticas e atuar na conservação da maior floresta do mundo – a Amazónia. Para este projecto foram, já, garantidas 73 milhões de árvores, que irão contribuir para recuperar aquele que é considerado o “pulmão do mundo”.

Para apoiar esta iniciativa podes licitar no site esolidar várias guitarras autografadas por Bruno Mars, Muse, Anitta, The Killers, Bastille, Demi Lovato, The Chemicals Brothers, entre outros. O valor angariado nestes leilões reverterá, na íntegra, para um projecto de conservação e restauração florestal a desenvolver pela LPN, com o apoio do FSC Portugal. Podes licitar as várias guitarras, aqui.

 

Em parceria com a APC – Instrumentos Musicais e com a Câmara Municipal de Braga, foram construídas três guitarras clássicas através de madeira de árvores queimadas nos incêndios de Braga de 2017, mais concretamente da aldeia de Esporões. Estão também em leilão e podes licitar, aqui.

António Pinto Carvalho da APC Foto: AgenciaZero.net

Diogo Piçarra, Carolina Deslandes, Agir. Foto: AgenciaZero.net