Romaria Cultural em Gouveia: A Arte gratuita nas Ruas pela décima vez
A Romaria Cultural estará de volta às ruas do centro de Gouveia, como já é tradição, no último fim de semana de julho.
Para celebrar 10 anos de existência, a Romaria Cultural voltará nos dias 26, 27 e 28 de julho, para trazer as artes para as ruas, jardins, anfiteatros e miradouros do centro de Gouveia, com a natureza em pano de fundo.
Este evento, que se posiciona cada vez mais como um espaço maduro de diálogo entre as artes, traz novos caminhos e propostas programáticas, desafiando os artistas a criarem vínculos com o território e enriquecendo o festival com novas e perenes propostas artísticas.
Com uma programação multidisciplinar e de acesso gratuito, esta 10ª edição distribuirá dezenas de espetáculos e iniciativas participativas pelo centro da cidade de Gouveia. Este local combina um contexto urbano único com uma ligação estreita à natureza, tendo o Anfiteatro da Cerca como palco principal, um espaço icónico na memória coletiva do festival.
Destacam-se, como principais espetáculos, Hidden Orchestra, experiência musical imersiva do multi-instrumentista, compositor e produtor Joe Acheson (Reino Unido); Club Makumba, projeto musical livre, experimental e tribalista do qual faz parte Tó Trips; o intimismo de April Marmara, nome do solitário projeto de ghost folk de Beatriz Diniz; o espetáculo Raízes, que será apresentado com banda sonora ao vivo, num diálogo pleno entre as artes da música e da dança da Sociedade Musical Gouveense “Pedro Amaral Botto Machado”; e ainda “Irrar”, performance sobre a arte de errar, da criação de Um Coletivo.
Ao longo do fim de semana, haverá um reforço das atividades itinerantes e de ligação à natureza, como caminhadas interpretativas biodiversas em colaboração com o CERVAS, a oficina “Os bichos da noite” e a devolução de aves à natureza. A programação continuará a prezar pela diversidade, identidade e nostalgia, convidando artistas a reinventarem as suas criações e apresentarem novas propostas, especialmente aqueles que marcaram a história do festival.
Nos últimos dez anos, a Romaria Cultural tem sido mais do que um evento artístico ou uma experiência de fim de semana; é um corpo que ganha raízes e se torna cada vez mais consciente do território que ocupa. Prova disso é a crescente incorporação de iniciativas e espetáculos com a natureza e a consciência ambiental como focos centrais. Os valores de sustentabilidade ambiental são naturalmente reforçados e transversais à programação.
O festival deseja ver novos ramos germinarem da “sua” árvore, situada no Mirante do Paixotão, desafiando todos a múltiplas romarias para visitar exposições de artes visuais e multimédia, colaborar em oficinas, e assistir a concertos e performances em locais informais. A proposta é circular e permanecer, proporcionando um ritmo propício ao usufruto e ao diálogo.
A restante programação está sendo ultimada e convida todos os romeiros a passarem os dias 26 a 28 de julho na encosta única que a cidade de Gouveia ocupa, usufruindo de uma programação cultural de acesso totalmente gratuito.
Mais informações, aqui.