RTP1 exibe documentário-concerto “Eu Sou de Chelas” com fadista Sara Correia
A RTP1 vai emitir no dia 4 de janeiro, pelas 21h55, um documentário especial dedicado a Sara Correia.
Em “Eu Sou de Chelas” a fadista apresenta “Liberdade“, o seu mais recente álbum lançado em outubro passado, que levará aos palcos dos Coliseus de Lisboa a 9, 10 e 11 de março e ao Coliseu do Porto, a 22 de março.
O documentário, realizado por André Tentúgal, traça o percurso de Sara Correia através das vozes e relatos de quem a viu crescer no fado e tornar-se um nome incontornável deste. Família, amigos, músicos, vizinhos, pessoas que fazem parte do percurso da fadista dão voz a uma artista singular. Além destas, o documentário mostra igualmente grande parte do concerto de apresentação de “Liberdade“, ao vivo, na rua que a viu crescer em Chelas. A música, a emoção de a mostrar pela primeira vez no seu bairro perante pessoas de todas as idades unidas pelo fado prestam também testemunho da grandeza da fadista.
Sara Correia conquistou, entretanto, mais um grande feito na sua carreira, consolidando o estatuto de fenómeno do Fado: a mais de três meses de se estrear em nome próprio no Coliseu de Lisboa, dia 9 de março, a sala esgotou. Foi aberta uma segunda data, a 10 de março, que está já quase esgotada e, entretanto, uma terceira data, a 11 de março. Estes serão os grandes concertos do novo álbum, “Liberdade“, o qual também será apresentado, dia 22 de março, no Coliseu do Porto AGEAS, para o qual restam ainda alguns bilhetes.
Em palco, em conjunto com a sua banda – Diogo Clemente na viola de fado e direção artística, Ângelo Freire na guitarra portuguesa, Frederico Gato no baixo acústico e Joel Silva na bateria – Sara Correia apresentará um espetáculo uniforme e coeso, mas tingido por muitas cores distintas e texturas que resultam de subtis experiências e influências captadas noutros géneros. Tudo isso cabe no fado de Sara Correia, tudo isso ressoa na sua alma que vive plena nesta “Liberdade“.
“Eu Sou de Chelas” está também disponível na RTP Play e pode ser visto, aqui.