Quantcast
Só Visto!: Maria João Pires estuda concerto errado de Mozart, mas recupera de forma triunfal

Só Visto!: Maria João Pires estuda concerto errado de Mozart, mas recupera de forma triunfal

Rodrigo Baptista

A performance, que muitos consideram ser fruto de uma espécie de milagre, aconteceu em 1999, no âmbito dos concertos de almoço com a Amsterdam Concertgebouworkest.

Há 25 anos, Maria João Pires protagonizava um dos momentos mais marcantes e lendários da sua carreira.

A pianista portuguesa tinha sido convidada para participar nos concertos de almoço com a Amsterdam Concertgebouworkest e no programa constavam dois concertos: um de Mozart e um de Mahler. Acompanhada pelo maestro Riccardo Chailly, Maria João Pires subiu ao palco, mas, mal Chailly deu os primeiros sinais para a orquestra começar a tocar, Maria João apercebeu-se que tinha estudado o concerto errado de Mozart.

A reacção inicial de Maria João foi de pânico, porém, o que se sucedeu nos minutos seguintes, revelou a força mental e tenacidade daquela que é para muitos uma das melhores pianista clássica do séc. XX. Com o encorajamento de Riccardo Chailly, Maria João Pires recompôs-se e recorreu à sua memória muscular para tocar o Piano Concerto No.20 de Mozart, aquele que estava no programa, sem falhar qualquer nota.

«Ela ficou chocada porque estava à espera que nós tocássemos outro concerto», diz Chailly no vídeo. «Então, quando comecei o primeiro compasso do concerto em Ré menor, ela meio que pulou e entrou em pânico como um choque elétrico. O milagre é que ela tem uma memória tal que poderia, num minuto, mudar para um novo concerto sem cometer qualquer erro.»

Um vídeo da performance, que podes ver em baixo, foi colocado na internet em 2009, mas permaneceu relativamente desconhecido por algum tempo. Em 2013 a imprensa apercebeu-se disso e transformando-o num sucesso viral.