Super Bock Em Stock 2024: Novas confirmações completam a programação do Festival
A menos de um mês do início do Super Bock em Stock, o cartaz do Festival está completo. Brevemente será anunciada a distribuição por dias e salas, e o horário dos concertos.
Nos dias 24 e 25 de novembro a Avenida da Liberdade, em Lisboa, volta a encher-se de música, num elenco feito de proeminentes certezas e também de jovens promessas, ao qual se juntam ao cartaz The Legendary Tigerman com o concerto especial “Songs for Dancing, Sweating & Kissing”, Batida b2b Bonga, HILLARI, Jehnny Beth, Smoke DZA, The Cavemen., Carla Prata, Cracki Soundsystem, Kyle Quest, Sounds of All Colors by Mariana Tereso e Pedro Ferro e Zarco.
Paulo Furtado é um artista e um multi-instrumentista ligado a projetos como The Legendary Tigerman, Wraygunn ou Tédio Boys, e é também realizador, ator, argumentista, fotógrafo e compositor de bandas sonoras. Paulo Furtado nasceu em Moçambique, mudou-se para Portugal bastante jovem e desde então tem feito do mundo o seu palco. Sem fronteiras e a pulso é apontado com uma das grandes referências do rock feito em Portugal, graças a discos como “Fuck Christmas, I Got the Blues”, “In Cold Blood”, “Masquerade”, “Femina” ou o mais recente “Misfit”. E 2023 trouxe um novo disco. Entre Paris e Lisboa, entre o requinte da música para cinema e o suor de um clube de Rock, nasceu um novo Tigerman. Algures entre a música de dança e o punk, entre os sintetizadores modulares e as guitarras, entre o cru e o carnal, entre o etéreo e as grandes orquestrações, assim nasceu “ZEITGEIST”. E é a partir desse novo disco que nasce o espetáculo preparado para o Super Bock em Stock.
Nas palavras do próprio, «Songs for Dancing, Sweating & Kissing vem de uma primeira ideia, na realidade, de uma realização de que estava a escrever músicas para as pessoas dançarem, e tudo o que tinha escrito e sentido – e que pertencia ao meu micro-cosmos – era, na verdade, mais universal do que pensei quando comecei. A ideia de voltar a um clube pequeno e escuro ou às grandes salas, suar e dançar, a possibilidade de beijar um estranho e abraçar o caos das infinitas possibilidades, tudo isso foi o que me inspirou a escrever as canções deste novo disco, ZEITGEIST. E abraçar esta ideia permitiu-me revolucionar a minha banda e torná-la, de novo, em algo que me entusiasmasse, algo perigoso, inesperado com a dose certa de imprevisibilidade.» The Legendary Tigerman atua no Super Bock em Stock, no dia 25 de novembro.
O encontro entre Bonga e Batida tornou-se inevitável. «Cresci a vê-lo na televisão como um Super-Herói. Um dia sentámo-nos à mesa, por causa de Angola, e a conversa não parou até hoje.» A ligação entre ambos assenta na celebração da cultura e tradição Angolanas, sempre numa perspetiva de evolução. Estarem os dois em palco, por si só, já é um acontecimento, porque Bonga não se coloca habitualmente na posição de DJ, nem este é um DJ set normal, é um momento que junta dois artistas, que partilham história e a sua cumplicidade com o público. A estrutura habitual de um B2B será respeitada: Batida passa uma música, Bonga passa outra, sabendo nós que este momento transcende um simples DJ set. A propósito deste espetáculo, Bonga disse: «Ele com as opções dele, eu com as minhas. Ora, aquilo vai fazer cá um Boom para quem estiver presente a verificar e a sentir e a dançar que faz favor.» Batida b2b Bonga, para sentir e dançar, no dia 24 de novembro, no Super Bock em Stock.
HILLARI é uma artista norueguesa-filipina, multi-instrumentista e, seguramente, um nome para ouvir com toda a atenção. De Oslo para o mundo, este talento começou a sua jornada musical quando cantava na igreja. Rapidamente conquistou o público com a sua música cheia de alma, profundamente enraizada em géneros como o R&B ou a música Soul. HILLARI sempre foi apaixonada pela música, mas só assumiu esse compromisso com uma carreira musical a partir de 2022. O som que apresenta ao mundo é caracterizado pela sua autenticidade, com composições melodiosas que passam por temas como a fé, a identidade, a esperança e desapego. O seu EP de estreia, “How is your soul?”, inclui cinco temas. “Gracious Sunshine”, “Hopeful”, “Loyal”, “Desperate Soul” e “Fall into Place” mostram as melhores qualidades de HILLARI enquanto intérprete, mas também enquanto compositora e letrista. Este novo talento passa pela edição do Super Bock em Stock, no dia 25 de novembro.
Jehnny Beth é uma das mulheres mais carismáticas do rock feito na atualidade. Seja a fazer música, seja a escrever, Jehnny é capaz de desafiar os limites do público – e mesmo os seus próprios limites. Esse seu compromisso com a ideia de ultrapassar fronteiras ficou bem evidente no seu trajeto com a banda “Savages”. Discos como “Silence Yourself” (2013) ou “Adore Life” (2016) trouxeram uma energia feminina bem forte à cena pós-punk inglesa, na segunda década do século XXI. Apesar do sucesso da banda, Jehnny aproveitou uma pausa no trabalho do grupo para desenvolver a sua própria linguagem a solo. E o resultado não poderia ser melhor. O disco de estreia, “To Love Is to Live”, editado em 2020, traz todo o universo de influência de Jehnny: desde o gosto pelo jazz até aos ecos de música indústrial. Dona de um carisma raro, Jehnny Beth também marca os fãs com atuações ao vivo verdadeiramente inesquecíveis – e é precisamente isso que se espera para a próxima edição do Super Bock em Stock, onde Jehnny Beth atua, no dia 25 de novembro.
Smoke DZA é um dos rappers mais interessantes do momento, oferecendo um hip-hop com várias dimensões e capaz de agradar a vários públicos. Tanto apela aos amantes da idade do ouro do hip-hop, como também integra no seu som traços contemporâneos que o ligam ao melhor que se vai fazendo hoje. Ativo desde o início do século, o rapper de Harlem começou a dar nas vistas no duo Smoke&Numbers, mas não demorou até consolidar a sua fama, também a solo, graças a mixtapes tão intensas como “Rolling Stoned”, “Rugby Thompson” ou “Dream.Zone.Achieve”. Estes três registos mostraram um artista capaz de enfrentar o risco sem perder de vista o desejo de chegar a um público cada vez maior. E a verdade é que esse sucesso comercial chegou, graças a temas como “Don’t Smoke Rock”, uma colaboração com Pete Rock, e outros. Desde aí, Smoke não tem parado de fazer e de surpreender, com vários projetos a solo ou colaborações com alguns dos melhores nomes do hip-hop da atualidade. “Statue of Limitations”, com Benny the Butcher, ou “Full Court Press”, com Wiz Khalifa, Big K.R.I.T., e Girl Talk, são bons exemplos disso mesmo. É, pois, um dos nomes mais fortes do hip-hop internacional aquele que passa por Lisboa, no dia 25 de novembro, na edição deste ano do Super Bock em Stock.
The Cavemen são conhecidos pelo seu “HighLife Fusion”, uma combinação de Highlife, Afrobeat, Jazz e música soul. A dupla composta por Kingsley Chukwudi Okorie e Benjamin Chukwudi James é pioneira de um certo renascimento da música highlife, fazendo com que esse som seja relevante para toda uma geração contemporânea que está sedenta de se conectar com as suas raízes. Desde 2018 que este duo tem conquistado o público com as suas gravações nostálgicas e experimentais. Além do trabalho em estúdio, o sucesso dos Cavemen também está alicerçado na sua energia ao vivo, sendo responsáveis por shows realmente eletrizantes. Alimentados pelo desejo de fazer um som como aquele que ouviram enquanto cresciam, a dupla nigeriana encontra o seu propósito nesse exercício de trazer os sons do seu passado para o futuro. E o resultado tem sido incrível. Desde a sua estreia, a banda já alcançou mais de 90 milhões de streams, graças ao sucesso de discos como “Roots” ou “Love and Highlife”. E prometem agitar o público português, marcando presença no Super Bock em Stock, no dia 24 de novembro.
Carla Prata é uma artista cujas raízes estão entre Portugal e Angola, apesar de ter nascido em Londres. O seu R&B alternativo, abraçando toda a sua génese africana, parece ser capaz de conquistar o mundo. Desde sempre que Carla Prata mostra o seu talento e versatilidade, conquistando o público pela sua audácia em cruzar géneros e testar os supostos limites da música. A sua histórias e as suas origens colaboram, claro, para essa diversidade. Nomes como Frank Ocean e The Weeknd fazem parte de uma lista de influências que não se esgota nos nomes mais óbvios: basta ouvi-la para perceber que Carla Prata tem um ouvido sintonizado com o melhor R&B da atualidade, mas também com toda a linhagem das suas raízes musicais. “Se Tu Quiseres” (prod. Charlie Beats) é um dos temas que já passou a marca de um milhão de visualizações no YouTube. Como se percebe pela descrição, esta é uma artista que combina com o que se espera encontrar no Super Bock em Stock. Carla atua na edição deste ano do Festival, no dia 24 de novembro.
Cracki Soundsystem é o encontro entre os produtores e DJs do selo parisiense Cracki Records. Responsáveis pela descoberta de talentos como Agar Agar, Saint DX ou L’Impératrice, organizadores de festas memoráveis ao ar livre e, ainda, fundadores do Macki Music Festival em Paris, em conjunto com os seus amigos de La Mamie, o carimbo da Cracki é sempre garantia de muita dança, energia, boa onda e muito boa música. Espera-se, por isso, que estes produtores e DJs tragam a Portugal um conjunto de sets positivos e luminosos, sempre sintonizados com o espírito da plateia que têm pela frente. E prometem transformar o Super Bock em Stock numa autêntica pista de dança, no dia 25 de novembro.
Kyle Quest é uma criação da mente de Diogo Braga. Desde cedo revelou interesse pela música, tornando-se baterista dos Zanibar Aliens com apenas 14 anos de idade. Com a banda lançou quatro discos entre 2016 e 2020. O nome Kyle Quest nasce com o lançamento de “Dreams Of Love”, em 2019 e, um ano mais tarde, o universo de Kyle Quest cruza-se com o de Stckman, começando assim a colaboração entre estes dois jovens apaixonados por música. Este encontro foi um momento crucial a partir do qual Kyle Quest começou a desenvolver a sua sonoridade, o que resultou em temas como “blow my mind”, “time w u”, “cup of tea” e “automatic”. Em outubro de 2021, lançou o seu primeiro EP, “Be A Good Boy”. Kyle Quest apresenta agora “get involved.”, um disco no qual atinge uma sonoridade coesa e madura, sempre ditada por melodias contagiantes. De forma suave e algo romântica, “get involved.” é uma viagem cheia de emoções. Alguns temas são mais leves e darão vontade de dançar em dias solarengos, outros são mais crus e honestos, podendo resultar em momentos de reflexão em dias nublados e carregados de chuva. “get involved.” foi inteiramente produzido e escrito por Kyle Quest e masterizado por Diego Salema Reis. E estas novas canções poderão ser ouvidas pelo público do Super Bock em Stock, no dia 25 de novembro.
Após a estreia em 2017 com o EP Zarcotráfico, os ZARCO editaram o seu primeiro registo de longa duração, “Spazutempo”, pela Cuca Monga. “Vitamina Z”, single de apresentação do disco, foi lançado em agosto de 2019. “Spazutempo” foi gravado entre Mogofores e a Calçada de Sant’Ana, em Lisboa, com produção do lendário José Moz Carrapa e o icónico Diogo “Horse” Rodrigues. “Não Lembra Ao Diabo” é a viagem de regresso de ZARCO. Estes seis novos temas assentam em quatro estágios: “Afastamento”, “Ritos de Entrada”, “Viagens Além Limites”, “Renascimento”. De modo acústico, a banda quebra o silêncio e desdobra-se para se encontrar. O que encontrou? Talvez um modo de estar. Nesta nova instrumentação, ZARCO sugere que, numa descida aos infernos – ou por virtude da subida do mal -, há sempre uma forma de escapar ou de fazer face aos infortúnios: cantar. Cantar como analogia para qualquer forma de expressão artística que nos ajude a compreender o mundo além do que a vista alcança. E o convite para cantar também será feito ao público do Super Bock em Stock, no dia 24 de novembro.
Mariana Tereso e Pedro Ferro foram selecionados através de um concurso online do #OneStep4MusicFest e através do coletivo de artistas Sounds of All Colors, conquistando, assim, a oportunidade de atuar no Super Bock em Stock. Além de ser um coletivo de apoio e promoção a artistas emergentes, o Sounds of All Colors tem por objetivo a transmissão de uma mensagem contra a Discriminação Racial e a Desigualdade de Género.
BILHETES
1º Lote – 50€ ESGOTADO
2º Lote – 55€
3º Lote – 60€
Locais de venda:
Só são válidos os bilhetes adquiridos nos locais oficiais de venda:
meoblueticket.pt – Call Center Informações e reservas 1820 (24 horas), ABEP, Bilheteiras da Altice Arena, FNAC e bilheteira.fnac.pt, Worten, ACP, El Corte Inglês, Turismo de Lisboa, BOL, Coliseu dos Recreios, See Tickets.
O bilhete tem obrigatoriamente de ser trocado por pulseira, pelo próprio, colocada apenas pela organização do Festival no Coliseu dos Recreios, a partir do dia 23 de novembro. A pulseira dá acesso a todos os espaços do Festival até ao limite de lotação de cada um. Ou seja, haverá sempre lugar para assistir a um concerto, mas, para assistir aos mais concorridos nos palcos com menor lotação, será conveniente chegar cedo.