Quantcast
Talking Heads divulgam versão deluxe da banda sonora de “Stop Making Sense” [STREAMING]

Talking Heads divulgam versão deluxe da banda sonora de “Stop Making Sense” [STREAMING]

Rodrigo Baptista

A versão alargada da banda sonora de “Stop Making Sense” surge no contexto da celebração do 40º aniversário do icónico filme concerto.

Os Talking Heads lançaram uma nova edição deluxe da banda sonora do seu filme-concerto de 1983, “Stop Making Sense”. A ideia de “Stop Making Sense” surgiu quando Jonathan Demme assistiu a um concerto dos Talking Heads durante a digressão Speaking in Tongues, em 1983. O realizador propôs à banda transformarem o concerto num filme, eles aceitaram e cooperaram nos meses seguintes para finalizarem os detalhes. Para produzir “Stop Making Sense”, Demme filmou três concertos no Pantages Theater em Hollywood, em dezembro de 1983.

O filme oferece uma retrospetiva da banda até essa altura, com canções dos seus seis álbuns de estúdio. O concerto corre metodicamente, abrindo com Byrne a interpretar “Psycho Killer” a solo com uma máquina de ritmos. Depois de cada canção, surge um novo membro da banda, até Byrne, Weymouth, Frantz e Harrison estarem todos juntos em palco. O grupo vai aumentando durante o concerto, com a chegada dos membros da banda reunida para a digressão: o teclista Bernie Worrell, o percussionista Steve Scales, guitarrista Alex Weir e as cantoras Lynn Mabry e Ednah Holt.

“Stop Making Sense” centra-se na música dos Talking Heads, mas inclui algumas canções gravadas à margem da banda: “Genius Of Love” pelos Tom Tom Club, e “What A Day That Was” e “Big Business,” do álbum “The Catherine Wheel”, lançado por Byrne a solo em 1981.

Em jeito de comemoração dos 40 anos dos concertos que foram filmados para “Stop Making Sense”, a nova banda sonora apresenta áudio remasterizado da setlist completa, bem como duas gravações inéditas, “Cities” e “Big Business / I Zimbra”. As cópias físicas também vêm com fotos inéditas e notas pelos quatro membros de banda –Tina Weymouth, David Byrne, Chris Frantz e Jerry Harrison, e onde David Byrne explica que a energia das músicas vem da empolgação do público. «De certa forma, essas versões são mais emocionantes do que as gravações de estúdio», escreveu Byrne.

O lançamento ocorre quando a A24 está a preparar o regresso da versão cinematográfica de “Stop Making Sense” aos cinemas para 22 de Setembro.

Aquando da estreia, em setembro de 1984, “Stop Making Sense” foi um triunfo artístico e comercial. As pessoas dançavam nos cinemas e a banda sonora vendeu mais de dois milhões de cópias. No ano passado, a Biblioteca do Congresso acrescentou “Stop Making Sense”  ao Registo Cinematográfico Nacional em reconhecimento do seu significado cultural, histórico e estético.

“Stop Making Sense (Deluxe Edition)” já está disponível em formato digital e 2xLP com um livreto de 28 páginas com as notas acima mencionadas e fotos inéditas.