Taylor Guitars Passa a Pertencer aos Trabalhadores

Taylor Guitars Passa a Pertencer aos Trabalhadores

Redacção

Gigante das guitarras acústicas muda estratégia para preparar o futuro e adere ao ESOP, Plano de Propriedade de Acções dos Empregados.

A Taylor anunciou, através de Bob Taylor, co-fundador e presidente da marca, que passa a pertencer, em 100%, aos seus empregados. «Temos o prazer de dar às pessoas a alegria da música e esperamos fazê-lo durante gerações futuras. Tornarmo-nos 100% ESOP permite-nos assegurar a nossa independência a longo prazo e continuar a realizar a nossa visão para a empresa como fabricante de guitarras inovador».

O ESOP (Employee Stock Ownership Plan), ou em português algo como Plano de Propriedade de Acções dos Empregados, é qualificado em termos fiscais e permite aos empregados receberem um benefício de reforma ligado ao futuro valor patrimonial da Taylor Guitars.

Enquanto os empregados das instalações de produção da Taylor em Tecate, Baja California, México, participarão no seu plano ESOP com sede nos EUA, os empregados da União Europeia participarão num plano de incentivos semelhante, disponível ao abrigo dos regulamentos da UE.

Sobre este processo, Kurt Listug, co-fundador e director executivo, acrescentou: «Enquanto Bob e eu não nos reformamos, temos estado a preparar a nossa eventual saída. O mestre da guitarra Andy Powers não é apenas a fonte dos nossos projectos para o futuro, mas também se juntou à nossa equipa de liderança há vários anos, e o reforço da nossa equipa de liderança tem sido essencial para o nosso planeamento sucessório».

O esquema ESOP vê a Taylor proporcionar um benefício financeiro significativo à mão-de-obra que contribuiu para o seu sucesso contínuo. «Acreditamos ter criado uma empresa especial, onde pessoas apaixonadas podem empenhar-se na inovação, colaboração e respeito na resolução de problemas», sublinhou Listug. «Garantir a nossa independência através de um ESOP permite-nos fortalecer esta cultura».

A Taylor Guitars junta-se agora a outras histórias de sucesso da ESOP, incluindo a Clif Bar & Company, a King Arthur Flour Baking Company e a W.L. Gore & Associates.