Taylor Swift estreou-se em Portugal e Swifties são provavelmente os melhores fãs do mundo
Após muitos anos de espera, a actual “Rainha da Pop”, Taylor Swift, estreou-se finalmente em Lisboa com um concerto extenso de cerca de 3h e 15m.
[Não foi dado acesso à Arte Sonora para fazer a habitual reportagem fotográfica]
De era em era, a artista norte-americana foi desfilando todos os clássicos que marcam uma carreira de 18 anos e que continua em ascensão. Entre interações com o público em português e promessas de um regresso em todas as suas próximas tours, o momento mais impactante do espectáculo foi mesmo a gigante ovação que Taylor recebeu a meio do concerto com as luzes acesas de um Estádio da Luz a fervilhar e que durou largos minutos. A abrir o concerto estiveram os icónicos Paramore, de Hayley Williams, que conseguiram cativar os fãs de Taylor com os seus clássicos “The Only Exception” e “Misery Business” e os seus temas mais recentes extremamente dançáveis.
Com recorde atrás de recorde, Taylor Swift apresenta-se como um fenómeno incomparável à escala mundial. Desde tornar-se a primeira cantora a aparecer na lista de bilionários da Forbes, só com a “The Eras Tour” já conseguiu gerar 360 milhões de dólares de lucro, a tornar-se na única artista a vencer por quatro vezes o Grammy para Álbum do Ano ou até mesmo com o seu mais recente álbum, “The Tortured Poets Department”, editado em Abril de 2024, a ser o mais escutado num só dia na plataforma de streaming Spotify, Taylor mostra que dificilmente iremos ver neste século outra artista tão bem sucedida e extremamente influente como ela.
A estreia de Taylor Swift em Portugal era para ter acontecido em 2020 com um concerto no festival NOS Alive. Porém, a pandemia levou ao seu cancelamento e ao consequente desespero dos fãs, que tiveram assim que esperar mais quatro anos para poder ver a maior estrela da pop ao vivo. Agora, depois de quase 100 espectáculos na “The Eras Tour”, os swifties portugueses viram finalmente a sua espera chegar ao fim. A corrida aos bilhetes foi, como era de esperar uma loucura, com longas filas de espera online, e nem uma segunda data agendada, foi suficiente para atender a tamanha procura.
Durante sensivelmente um ano, os swifties tiveram bastante tempo para se prepararem para aquele que muitos certamente consideram ser o melhor dia das suas vidas, ora através do visionamento nos cinemas do filme concerto da “The Eras Tour”, ora através da audição dos lançamentos de “Speak Now (Taylor’s Version)” e “1989 (Taylor’s Version)”, os mais recentes de uma série de regravações do seu catálogo que Swift tem vindo a fazer, e ainda de “The Tortured Poets Department”, o mais recente álbum de originais, editado já a meio desta “The Eras Tour”.
Os fãs de Taylor Swift cantaram, dançaram, gritaram, pularam, aplaudiram durante todo o concerto, literalmente, aqui não há espaço para três ou quatro hits e momentos mortos, todas as canções são recebidas com entusiasmo (umas mais que outras naturalmente), todas são celebradas. Vénia a vocês, swifties!
PODES LER A REPORTAGEM COMPLETA AO CONCERTO DE PARAMORE E TAYLOR SWIFT, AQUI