The Beatles partilharam a sua derradeira faixa “Now And Then”, criada com a ajuda de inteligência artificial
Já podes ouvir a última música que reúne John, Paul, George e Ringo.
“Now And Then”, a última música dos The Beatles, já está cá fora. Lennon escreveu e gravou pela primeira vez uma demo de “Now And Then” apenas com piano e voz no final dos anos 70 na sua casa de Nova York. Após a sua morte, a esposa Yoko Ono entregou a gravação a McCartney, Harrison e Starr em 1994, juntamente com as demos de “Free As A Bird” e “Real Love” – que foram ambas concluídas e lançadas em meados dos anos 90 como parte do projeto “Anthology” dos The Beatles.
Paul, George e Ringo acabariam por gravar novas partes para “Now And Then”, com o auxílio do produtor Jeff Lynne, mas as limitações tecnológicas da época impediram que a voz e o piano de John Lennon fossem separados para alcançar a mistura clara necessária para finalizar a música.
Passadas mais de duas décadas, em 2021, o realizador Peter Jackson responsável pela série documental “Get Back” usou a tecnologia de áudio MAL da WingNut Films para “desmisturar” a banda sonora mono do filme, com intuito de isolar instrumentos e vocais e aprimorar conversas de vozes individuais. Esta tecnologia acabaria por ser utilizada também na remistura de “Revolver”, lançada em 2022, e foi a solução encontrada para a gravação caseira original de Lennon de “Now And Then”, permitindo assim dar claridade à stem que contém a voz e o piano de John.
Além da voz e piano de John Lennon, “Now And Then” apresenta uma parte de guitarra elétrica e acústica de George Harrison, uma nova gravação de bateria e backing vocals de Ringo Starr, uma nova gravação do baixo e backing vocals de Paul McCartney, uma linha de slide guitar inspirada por Harrison e uma linha de piano inspirada no original de John Lennon.
Os arranjos de cordas ficaram a cargo de Giles Martin, Paul e Ben Foster. McCartney e Martin posteriormente adicionaram backing vocals das gravações originais de “Here, There And Everywhere”, “Eleanor Rigby” e “Because”. A produção final é creditada a Paul McCartney e Giles Martin, enquanto a mistura ficou a cargo de Spike Stent.
Foi ainda lançado o mini documentário “Now And Then – The Last Beatles Song”, um registo que relata a história da canção, que podes ver aqui.
Dispara o player para ouvires “Now And Then”.