The New Power Generation feat. Bilal no SBSR

The New Power Generation feat. Bilal no SBSR

Redacção

Um ano após a partida de Prince, importa mais do que nunca recordar o génio da música pop, e é precisamente essa a proposta que a mítica banda que o acompanhou nos traz. The New Power Generation atuam dia 13 de julho, no Palco Super Bock, acompanhados na voz pelo norte-americano Bilal.

O sucesso de Prince explica-se pela forma como sempre se desafiava a si próprio, procurando incessantemente novas sonoridades. A química que tinha com os seus músicos era uma parte fundamental desse processo de inovação. Daí a importância de ter ao seu lado uma banda de excelência como a The New Power Generation. Apresentados formalmente em 1990, marcaram uma nova fase da carreira do pequeno génio norte-americano de Minneapolis.

Estrearam-se em grande no disco “Diamonds and Pearls”, editado em 1991. Desde “Purple Rain” que Prince não tinha um disco com tantos hits a saltar para o top da Billboard e a crítica rendeu-se à sinergia entre Prince e a sua nova banda. Também com The New Power Generation editou, um ano depois, “Love Symbol Album”, mais um estrondoso sucesso.

Para que a experiência seja completa, a banda vem ao Super Bock Super Rock acompanhada por uma das vozes da soul mais interessantes dos últimos anos: o norte-americano Bilal. Deu nas vistas pela primeira vez em 2001, ao editar o aclamado álbum de estreia “1st Born Second”. Nos seus discos mistura como ninguém jazz e música eletrónica, piscando também o olho ao hip hop e à música contemporânea, procurando sempre ser original (à semelhança de Prince). Bilal é também conhecido pelas inúmeras colaborações de sucesso com alguns dos maiores nomes da música mundial: Beyoncé, Jay-Z, Erykah Badu, The Roots ou Kendrick Lamar.

Há ainda outra nova adição ao cartaz. No dia 15 de julho, no mesmo dia em que Seu Jorge presta tributo a David Bowie, há outro brasileiro a passar no Palco EDP: o talentoso Silva. Desde 2011 – aquando da edição do EP “Silva” – que este brasileiro de Vitória é um dos nomes mais acarinhados pelo público, pela crítica e pelos seus pares mais sonantes – recordemos, por exemplo, as colaborações com Tom Zé, Gal Costa, Nelson Motta, entre outros.
Depois de um notável disco de estreia, “Claridão”, Silva editou outros dois discos de originais, mostrando assim um fulgor criativo muito acima da média. “Vista Pro Mar” (2014) e “Júpiter” (2015) conquistaram ainda mais adeptos, com elementos eletrónicos a conviver alegremente com a influência da música popular brasileira.

Em 2016 Silva regressa com um disco um pouco diferente, mas que promete a qualidade de sempre. “Silva Canta Marisa Monte” é um registo em que Silva mostra o seu amor pela música de Marisa Monte, dando uma nova roupagem a alguns dos maiores sucessos da cantora. O tema “Beija Eu” resultou num vídeo inspirador para uns, polémico para outros, mas que não deixou ninguém indiferente… No vídeo Silva beija outras pessoas, homens e mulheres, assumindo assim a sua bissexualidade. Este, a par de algumas das músicas mais marcantes da carreira de Silva, como “A Visita” ou “2012”, é certamente um dos temas que se vai poder ouvir dia 15 de julho, no Palco EDP.

O SBSR realiza-se nos dias 13, 14 e 15 de julho de 2017 no Parque das Nações. O passe de 3 dias custa 109€ e o bilhete diário tem um preço de 55€.

Foto: ©Paisley Park Studios- Steve Parke

CARTAZ
13 de julho
Palco Super Bock – Red Hot Chili Peppers, The New Power Generation feat. Bilal, Capitão Fausto
Palco EDP – Kevin Morby, The Orwells, Boogarins
Palco Carlsberg – Tuxedo
Palco LG by SBSR.FM – Throes + The Shine, Manuel Fúria e os Náufragos, Minta & The Brook Trout

14 de julho
Palco Super Bock – Future, London Grammar
Palco EDP – Tyler, The Creator, Língua Franca, Slow J
Palco LG by SBSR.FM – NBC, Octapush, Keso

15 de julho
Palco Super Bock – Deftones, Foster the People
Palco EDP – Seu Jorge “The Life Aquatic”: Tributo a David Bowie, Silva, TaxiWars
James Vincent McMorrow, Bruno Pernadas

Palco LG by SBSR.FM – Sensible Soccers, Black Bombaim, Stone Dead