Theatro Circo de Braga anuncia dezenas de concertos, entre os quais, Swans, Lloyd Cole e Joe Lovano
Já se conhece a programação musical do Theatro Circo de Braga entre Janeiro e Abril de 2024.
O Theatro Circo anunciou a criação para 2024 dum ciclo de música contemporânea chamado Contraponto, dedicado a compositores dos séculos XX e XXI.
A apresentação da nova programação para os primeiros meses de 2024, foi feita no gnration, espaço também gerido pelo Theatro Circo, onde, Luís Fernandes, o diretor artístico, salientou: «O facto de termos duas estruturas a programar com equipas profissionais e com ângulos diferentes para assuntos que podem ser similares acarretam e implicam uma riqueza muito grande para esta região e para esta cidade e queremos aproveitar esse potencial.»
Em relação à programação, no dia 06, podes ouvir o “Quarteto para o Fim do Tempo”, de Olivier Messiaen, pelo Pluris Ensemble, inserido no novo ciclo Contraponto. No dia 13, Carlos Bica apresenta “Playing with Beethoven” e no dia 27, o Theatro Circo é a escolha para a apresentação do álbum “Novas Canções da Terra”, primeiro disco da artista bracarense Catarina Carvalho Gomes enquanto cantautora.
Já em Fevereiro é a vez de Cristina Branco a dia 3, Cara de Espelho no dia 24 apresentam o seu disco de estreia, e no dia seguinte há ainda um tributo a José Afonso e Rosalía de Castro pelo Canto D’Aqui. De destacar a presença dos norte-americanos Swans, de Michael Gira, para um concerto no dia 20 de fevereiro, com Maria W Horn a abrir.
Em Março, o Theatro Circo abre o mês com Miguel Araújo, no dia 02. No âmbito do Contraponto, a compositora britânica-indiana Shiva Feshareki vai apresentar “Transfigure”, com alunos da licenciatura em Música da Universidade do Minho, no dia 16 de março.
Março é também o mês do já anunciado – e já esgotado – concerto de Patti Smith com o Soundwalk Collective, no dia 24.
Em abril, mês em que celebra os 109 anos, o Theatro Circo vai acolher o concerto do Joe Lovano Trio Tapestry no dia 11 e Igor Stravinsky dia 13, no contexto do Contraponto.
Abril encerra, no dia 30, com o regresso do britânico Lloyd Cole. O músico que se estreou na companhia dos Commotions no arranque dos anos 80, tendo editado o clássico Rattlesnakesem 1984, visita-nos desde essa altura, tendo ao longo dos anos atuado inúmeras vezes em Portugal. Vem apresentar o seu mais recente disco de originais, “On Pain”.
No âmbito das comemorações do 109º aniversário do Theatro Circo podes assistir a dia 20 de Abril ao djset de Marmota Azul na cabine com uma setlist onde só entra música sem rótulos e espartilhos, Bruno Pernadas assinala 10 anos de “How Can We be Joyful in a World Full of Knowledge?” e a festa termina com a DJ Umafricana. Guineense nascida e criada em Portugal, desde miúda que dança e canta ao som de R&B, pop norte-americano, Dancehall, Gumbé, Zouk e Decalé. O seu desejo de trabalhar na área da música consumou-se em 2021 quando se estreou como DJ no Beyoncé Fest em Lisboa. No início de 2022 começou a explorar outros estilos musicais a solo.
Mais informações e preços dos bilhetes, aqui.