Quantcast
“There’s a Moon On” É o Novo Single dos Pixies

“There’s a Moon On” É o Novo Single dos Pixies

Redacção
Tom Oxley

Novo álbum “Doggerel” dos Pixies será lançado no dia 30 de Setembro de 2022.

Os icónicos Pixies foram uma influência no rock alternativo durante a sua primeira era e, após o seu reencontro em 2004, assistimos a uma forma de arte mais sofisticada e sombria – um regresso que levou  a que mais três álbuns alcançassem o UK Top 10, juntando-se aos três anteriores. O oitavo álbum, “Doggerel”, chega no dia 30 de Setembro, via BMG. O primeiro single do álbum “There’s a Moon On” já está disponível para audição integral.

“Doggerel” é um álbum maduro mas visceral, de folk macabro, pop festivo e de um rock brutal, assombrado pelos fantasmas dos negócios e das indulgências, conduzido à loucura pelas forças cósmicas e visualizando vidas onde Deus não providenciou. E o tempo todo, ali nas notícias enquanto  outra tempestade distante se aproxima.

O guitarrista Joey Santiago refere «desta vez, crescemos. Não temos músicas com menos de dois minutos. Temos pequenas pausas, arranjos mais convencionais, mas continuamos a ter as nossas reviravoltas.»

O vocalista e guitarrista Black Francis acrescenta, «estamos a tentar fazer coisas grandes, ousadas e orquestradas. Pessoalmente, gosto mesmo de tocar o material punk, mas é algo que não é possível criar artificialmente. Existe outra forma de o fazer, existem outras coisas que podemos fazer com essa energia especial que estamos a encontrar.»

Essa energia é demonstrada no novo single “There’s a Moon On”, que se encaixa no espaço entre os protótipos das guitarras dos Pixies e o classicismo do rock mais emotivo. Tematicamente está entre o real e a lenda, jogando a adrenalina do efeito do ciclo lunar na psique humana, «uma fase em que os bêbados que frequentam o bar do irmão de Francis, se tornam mais agressivos.»

É um álbum com uma génese invulgar. Em vez de ser construído em estúdio com base em ideias, Black Francis apareceu em sessões para as quais trouxe 40 músicas preparadas. Estas sessões tiveram início em 2021 com o produtor Tom Dalgety (Royal Blood, Ghost) que trabalhou com Francis em Massachusetts, antes de seguirem para LA para terminarem as faixas com o resto da banda.

A sua contribuição seria vital. Santiago contribuiu com a música para “Dregs of the Winee” a letra para “Doggerel”. Enquanto isso as atuações do baterista, David Lovering e da baixista Paz Lenchantin mostram a energia desinibida de dois músicos que confessam terem-se sentido revigorados durante o processo.

Nomatterday
Vault of Heaven
Dregs of the Wine
Haunted House
Get Simulated
The Lord Has Come Back Today
Thunder & Lightning
There’s a Moon On
Pagan Man
Who’s More Sorry Now?
You’re Such A Sadducee
Doggerel

Para além dos formatos digital e streaming, “Doggerel” estará também disponível em vários formatos físicos. Estarão disponíveis um conjunto de vinis coloridos: o standard vermelho, um amarelo que estará disponível em exclusivo em algumas selecionadas lojas independentes e um cor-de-laranja que apenas estará disponível na loja oficial dos Pixies – que também oferece uma exclusiva cassete vermelha. Estes formatos ficam completos com um CD deluxe.

Se em 2014, “Indie Cindy” foi concebido como uma continuação tardia de “Bossanova” (1990) e “Trompe Le Monde” (1991) e em 2016 “Head Carrier” revisitou algumas das melodias sombrias e exótica de “Surfer Rosa” (1988) e “Doolittle” (1989), “Beneath The Eyrie” (2019) e “Doggetel” são álbuns expansivos e irrestritos, que não deixam para trás qualquer sensação de expectativa. São registos que mostram a evolução da banda, não estando vinculados ao passado dos Pixies.

Ouve “There’s a Moon On” no player em baixo.