Quantcast
U2 revelam canções inéditas do disco “How To Re-Assemble An Atomic Bomb”

U2 revelam canções inéditas do disco “How To Re-Assemble An Atomic Bomb”

Comunicado de Imprensa

Novo disco dos U2 reúne 10 temas das gravações do álbum “How To Dismantle An Atomic Bomb” e será editado digitalmente a 22 de Novembro.

Para assinalar o 20.º aniversário do álbum aclamado pela crítica “How To Dismantle An Atomic Bomb”, vencedor de oito Grammys, será editado um álbum paralelo intitulado “How To Re-Assemble An Atomic Bomb”, que inclui temas inéditos descobertos no arquivo das sessões de gravação do álbum original dos U2. Com lançamento independente em formato físico previsto para 29 de novembro de 2024, as primeiras canções disponibilizadas de “How To Re-Assemble An Atomic Bomb” são “Country Mile” e “Picture Of You (X + W)”.

Para celebrar o aniversário deste álbum seminal, “How To Dismantle An Atomic Bomb” foi remasterizado pela primeira vez, um processo que fez com que a banda regressasse ao arquivo para revisitar aquelas sessões de gravação do início dos anos 2000, um período de intensa criatividade para os U2 em estúdio, bem como um momento de profunda reflexão pessoal e artística após o falecimento do pai de Bono, Bob, em 2001. Esta edição especial do 20.º aniversário — lançada a 22 de novembro — incluirá a canção bónus “Fast Cars”.

The Edge disse sobre “How To Re-Assemble An Atomic Bomb” que «as sessões de ‘How To Dismantle An Atomic Bomb’ foram um período muito criativo para a banda, estávamos a explorar muitas ideias de canções no estúdio. Fomos inspirados a revisitar as nossas influências musicais antigas, e foi um momento de profunda introspeção pessoal para Bono, que tentava processar – desmantelar – a morte do pai. Para esta edição de aniversário, entrei no meu arquivo pessoal para ver se havia alguma preciosidade inédita e tive a sorte grande. Escolhemos dez que realmente falaram connosco. Embora na altura tenhamos deixado estes temas de lado, em retrospetiva, reconhecemos que os nossos instintos iniciais sobre eles serem candidatos ao álbum estavam certos, estávamos no bom caminho. O que se obtém neste álbum sombrio é aquela energia bruta de descoberta, o impacto visceral da música, uma narrativa sonora, um momento no tempo, a exploração e interação de quatro músicos a tocarem juntos numa sala… este é o som puro dos U2.»

“How To Re-Assemble An Atomic Bomb” é uma coleção de dez canções retiradas das sessões de gravação originais de “How To Dismantle An Atomic Bomb” — o álbum dos U2 aclamado pela crítica e vencedor de oito Grammys — recentemente redescoberto no arquivo da banda e agora lançado pela primeira vez como um álbum independente. Este álbum inclui canções novas, nunca antes ouvidas ou lançadas anteriormente — “Treason”, “Evidence Of Life”, “Country Mile” e “Happiness”; para além de uma canção intitulada “Luckiest Man In The World” — familiar aos fãs sob o título provisório “Mercy”, cuja primeira demo foi divulgada online há quase 20 anos — que tem agora o seu lançamento oficial; bem como cinco temas recentemente remasterizados — “Picture Of You (X+W)”, “I Don’t Wanna See You Smile”, “Are We Gonna Wait Forever?”, “Theme From The Batman” e “All Because Of You 2” — todos reunidos pela primeira vez para assinalar o 20.º aniversário de “How To Dismantle An Atomic Bomb”.

Este é o décimo primeiro álbum de estúdio dos U2. Lançado originalmente a 22 de novembro de 2004, alcançou o primeiro lugar dos tops de vendas em 34 países, incluindo Irlanda, Reino Unido e EUA. Descrito por Bono na altura como “o nosso primeiro álbum de rock”, “How To Dismantle An Atomic Bomb” foi gravado no estúdio da banda em Hanover Quay, Dublin e no sul de França, e produzido por Steve Lilywhite, com produção adicional de Chris Thomas, Flood, Jacknife Lee, Brian Eno, Daniel Lanois, Nellee Hooper e Carl Glanville. O alinhamento incluía as canções “Vertigo” e “Sometimes You Can’t Make It on Your Own”, que se estrearam em primeiro lugar nas tabelas do Reino Unido, a primeira vez que um álbum dos U2 produziu dois singles que atingiram o topo das tabelas. “How To Dismantle An Atomic Bomb” e os seus singles ganharam um total de oito Grammys, conquistando todas as categorias em que a banda foi nomeada, com “Vertigo” sozinho a ganhar três em 2005, incluindo Melhor Canção Rock. A banda foi a grande vencedora da noite em 2006, levando para casa o Grammy de Álbum do Ano, bem como Canção do Ano por “Sometimes You Can’t Make It On Your Own” e Melhor Canção Rock por “City of Blinding Lights”, com Steve Lilywhite a vencer também o prémio de Produtor do Ano.

A versão remasterizada de “How To Dismantle An Atomic Bomb (20th Anniversary Edition)” será editada nos seguintes formatos no dia 22 de novembro: Vinil 8LP Super Deluxe Collectors Boxset (Edição Limitada); Vinil 2LP; Vinil preto e vermelho exclusivo – 2LP (edição limitada); Caixa de Colecionador de 5CD Super Deluxe (edição limitada); CD; e Cassete Vermelha & Preta Exclusiva (Edição Limitada). Os lançamentos digitais incluem HTDAAB remasterizado (12 faixas); e HTDAAB & HTRAAB (22 faixas). “How To Dismantle An Atomic Bomb (Re-Assemble Edition)” – com “How To Dismantle An Atomic Bomb” + “How To Re-Assemble An Atomic Bomb” – estará disponível como lançamento digital duplo a 22 de novembro.

“How To Re-Assemble An Atomic Bomb” estará disponível exclusivamente em formato físico para o Record Store Day Black Friday como uma edição limitada de 1LP em vinil preto e vermelho; e como um lançamento digital independente de 10 faixas. Disponível a 29 de novembro.

“How To Dismantle An Atomic Bomb (Remastered 20th Anniversary)” e “How To Dismantle An Atomic Bomb (Re-Assemble Edition)” estão disponíveis para pré-venda/pre-save, aqui.


arda