O livro “Uma Vontade de Música – As Cantigas do Zeca”, de Octávio Fonseca, vai ser apresentado no dia 12 de Junho às 16h00, no auditório do Liceu Camões, em Lisboa. A apresentação estará a cargo do João Carlos Callixto e haverá um momento musical com Filipa Pais, acompanhada por Mário Delgado.
O livro “Uma Vontade de Música – As Cantigas do Zeca”, uma edição Tradisom, e assinado por Octávio Fonseca – um dos mais conceituados estudiosos e conhecedores da obra de Zeca Afonso – descreve, através de uma aprofundada e exaustiva pesquisa, o percurso deste nome ímpar, desde o seu início, enquanto intérprete e autor de Fados de Coimbra, passando pelas diversas fases em que recriou e reinventou por completo a música popular portuguesa, quer através de baladas, de canções, ou de cantigas de intervenção.
“Uma Vontade de Música – As Cantigas do Zeca” nasceu a partir de um convite, endereçado pela Universidade Popular do Porto a Octávio Fonseca, no sentido de ministrar um curso sobre a obra musical de José Afonso, curso esse que acabaria por se converter numa série de conferências realizadas em diversos pontos do país. Daí o tom coloquial empregado neste livro, de modo a torná-lo acessível a todos os admiradores de Zeca Afonso.
Segundo o autor, o livro não pretende, no entanto, ser um trabalho de cariz científico ou jornalístico, assumindo Octávio Fonseca a sua propositada falta de isenção, de forma a «lançar um desafio aos portugueses que não se atrevem a negar o talento de José Afonso, mas que não compreendem que têm no seu país um dos vultos maiores da música popular universal».
De referir que o livro tem 312 páginas, capa dura e ilustrações originais de Pedro Sousa Pereira, vencedor, entre muitas outras distinções, do Prémio Gulbenkian de Ilustração. Este livro é, na sua essência, «uma forma de ver e ouvir a obra de José Afonso e de, consequentemente, provocar uma reflexão, com vista a descobrir as inúmeras surpresas que ela nos continua a reservar». Nas palavras de Rui Pato, que assina o prefácio, «talvez esteja aqui o José Afonso completo».
“Uma Vontade de Música – As Cantigas do Zeca” já está à venda nas livrarias e online.