Quantcast
Universidade de Stanford vai iniciar um curso académico sobre os Grateful Dead

Universidade de Stanford vai iniciar um curso académico sobre os Grateful Dead

Rodrigo Baptista

“Psychedelia and Groove: The Music and Culture of the Grateful Dead” será lecionado online ao longo de seis semanas.

Depois da Universidade de Liverpool ter apresentado há uns anos um mestrado onde o objeto de estudo são os The Beatles, agora a Universidade de Stanford, nos EUA, decidiu seguir as mesmas pisadas ao apresentar um curso académico sobre os Grateful Dead.

Agendado para iniciar a 22 de Janeiro, “Psychedelia and Groove: The Music and Culture of the Grateful Dead”, será lecionado online, terá uma duração de seis semanas e estará dividido em três secções com seis sessões de 50 minutos.

Segundo o site da Universidade de Stanford, «a primeira secção irá focar-se numa perspectiva histórica da evolução da banda, seguida por uma análise do catálogo musical diversificado e em constante evolução dos Grateful Dead. O curso terminará com o impacto cultural da banda na sociedade, incluindo a sua “ligação à arte, literatura e mudança social, bem como a sua cultura de fãs única e o fenómeno dos “Deadhead”.»

O curso será leccionado pelo jornalista e músico David Gans, produtor e apresentador do programa de rádio nacional “Grateful Dead Hour” e co-apresentador de “Tales From The Golden Road”, um talk show de duas horas no “Grateful Dead Channel” da SiriusXM. Gans também é coautor do livro “This Is All a Dream We Dreamed: An Oral History of the Grateful Dead”.

«A música dos Grateful Dead é colaborativa e improvisada. Assim, convidei palestrantes para se juntarem a mim em pelo menos cinco das aulas. Sou historiador oral e entrevistador de rádio há mais de 40 anos; Aprendi que a conversa é um modo de apresentação muito mais eficaz do que palestras» diz Gans no syllabus do curso.

“Psychedelia and Groove: The Music and Culture of the Grateful Dead” tem um custo de $405 (cerca de 366€) e as inscrições já estão a decorrer aqui.

Para mais informações visita o site da Universidade de Stanford.