Há muitas novidades no cartaz do Vodafone Paredes de Coura 2025
Hinds, Lola Young, Lander & Adriaan, King Krule, Being Dead e Friko são as mais recentes confirmações do Vodafone Paredes de Coura.
Nos últimos dias, o Vodafone Paredes de Coura adicionou novos nomes ao cartaz de 2025: Hinds, Lola Young, Lander & Adriaan, King Krule, Being Dead e Friko.
Hinds é duo natural de Madrid formado por Carlotta Cosials e Ana Perrote, foram construindo uma carreira sólida e autêntica, enquanto se destacavam pela sua energia contagiante e pela mistura de rock, pop e indie. Contam já com quatro álbuns, Leave Me Alone (2016), I Don’t Run (2018), The Prettiest Curse (2020) e VIVA HINDS (2024), que apesar de ter uma abordagem simples e sonoramente aventureira, celebra a história que ambas partilham há já alguns anos. Com o passar dos anos foram desenvolvendo e reinventando a forma como se apresentam.
O duo belga, Lander & Adriaan, compartilha uma paixão por sintetizadores digitais e pela música de dança underground dos anos 1990, que os uniu em 2020, durante o confinamento, para explorar jams simbióticas que, desde então, resultaram em lançamentos e actuações energéticas. A mistura de jazz irreverente com estilos de dança dos anos 1990 transporta o público para um universo de energia contagiante, com batidas frenéticas e melodias doces, tudo entrelaçado numa música de dança crua e única.
Lola Young ganhou destaque na cena musical internacional, em 2019, com o lançamento do álbum Intro, mostrou ao mundo a sua capacidade de criar músicas emotivas e a sua impressionante habilidade vocal. Anos mais tarde, assim como o lendário penteado mullet, Young lançou um álbum interpretado como destemido e com garra, o seu título, My Mind Wanders and Sometimes Leaves Completely (2023), e segundo a artista “é dirigido a todos os que pensam que as canções são sobre eles”. Em 2024, lançou This Wasn’t Meant For You Anyway, um projecto que tem tanto de irresistível como de inesperado, é liricamente alimentado por raiva, paixão, talento narrativo e escárnio cómico.
King Krule é o pseudónimo de Archy Marshall, um londrino cuja combinação peculiar de composições honestas e espirituosas atraiu desde cedo comparações com antepassados punk díspares como Joe Strummer e Shane MacGowan. Marshall era apenas um adolescente quando foi comparado a estas e outras figuras que só atingiram o seu auge a partir dos vinte e poucos anos. Não demorou muito até Marshall tornar a sua individualidade aparente, com elementos de no wave, punk jazz, dub e hip-hop a marcarem gradualmente o seu som – que se distingue ainda mais pelo seu estilo irregular de guitarra rítmica – e a darem cor às suas narrativas poéticas.
Naturais de Austin, Texas, o trio Being Dead é reconhecido pelo seu espírito desmedido e pelas suas composições cativantes repletas de harmonias imprevisíveis. Com uma mistura única de surf rock, garage rock e pop psicadélico têm mostrado que a combinação de diversão e profundidade emocional pode resultar em algo inovador e refrescante no cenário musical alternativo. Tal como pudemos ver no seu álbum de estreia, When Horses Would Run (2023), as suas influências eclécticas e a sua energia são muito fortes, criando uma sonoridade inconfundível.
Friko, são considerados estrelas em ascensão na cena musical de Chicago. Ouçam a batida explosiva e hipnótica de “IN_OUT” do lançamento do EP “Whenever Forever” (2022), e juntem-na com as faixas serenas e cheias de cordas que se seguem, “Half As Far” e “Can I See U Again”. Tudo isto torna-se ainda mais evidente nas suas performances ao vivo, onde uma pista frenética é completa pelo moer das guitarras… nos minutos seguintes dás por ti a suster a respiração enquanto a banda te deixa completamente seduzido.
A música regressa ao habitat natural da música entre os dias 13 e 16 de Agosto de 2025. Hinds juntam-se aos já confirmados Vampire Weekend, Air, Franz Ferdinand, King Krule, Lola Young, Sharon Van Etten & The Attachment Theory, Zaho de Sagazan, Black Country, New Road, MJ Lenderman & The Wind, Nilüfer Yanya, Geordie Greep, bar italia, Jersey, SOFT PLAY, Terno Rei, Ana Frango Elétrico, LA LOM, Cassandra Jenkins, Fat Dog, Lambrini Girls, Warmduscher, Being Dead, Friko, Chastity Belt, Lander & Adriaan, Dino d’Santiago, Samuel Úria, Glockenwise, Cassete Pirata e Unsafe Space Garden.
Os passes gerais para o Vodafone Paredes de Coura já se encontram disponíveis na DICE e nos locais habituais (FNAC, CTT e El Corte Inglés) pelo valor de 130€.