Quantcast
Voz de Edith Piaf vai ser recreada com IA para narrar o seu biopic

Voz de Edith Piaf vai ser recreada com IA para narrar o seu biopic

Rodrigo Baptista

“EDITH” é baseado numa ideia original de Julie Veille, que também co-escreveu o roteiro com Gilles Marliac.

O espólio de Edith Piaf fez uma parceria com a Warner Music Entertainment e a produtora Serively Happy para a realização de um biopic que usará tecnologia de IA para recriar a voz da falecida cantora, o primeiro filme deste género a fazê-lo.

Segundo informações “EDITH”, assim será o titulo do filme, reunirá centenas de gravações de voz e fotos – algumas das quais datam de mais de 80 anos atrás – da diva francesa. O objetivo é ter Piaf a narrar a história da sua própria vida, enquanto a componente visual combinará novas criações animadas com imagens de arquivo.

O enredo de “EDITH” tem como base a sua cidade natal, Paris, e Nova York, e traça a sua curta vida, mas imensamente impactante, entre as décadas de 1920 e 1960.  Várias gravações de músicas originais da cantora, incluindo “La Vie en rose” e “Non, je ne regrette rien” farão parte da banda sonora.

“EDITH” é baseado numa ideia original de Julie Veille, que também co-escreveu o roteiro com Gilles Marliac. Num comunicado de imprensa, Veille explica: «Ao criar o filme, perguntámo-nos sempre: “se a Edith ainda estivesse connosco, que mensagens ela gostaria de transmitir às gerações mais jovens?” A sua história é de incrível resiliência, de superação de lutas e de desafio às normas sociais para alcançar a grandeza – e que é tão relevante agora como era então. O nosso objetivo é utilizar os mais recentes avanços em animação e tecnologia para levar a história atemporal ao público de todas as idades.»

As responsáveis pelo espólio de Piaf, Catherine Glavas e Christie Laume, acrescentaram: «Foi uma experiência especial e comovente poder ouvir a voz de Edith mais uma vez – a tecnologia fez com que parecesse que estávamos de volta à sala com ela. A animação é linda e através deste filme poderemos mostrar o lado real de Edith – a sua personalidade alegre, o seu humor e o seu espírito inabalável.»