Will Butler dos Arcade Fire partilha single do novo álbum
O senhor do baixo, da percussão e da guitarra dos Arcade Fire aproveitou o confinamento para gravar o seu segundo álbum a solo, “Generations”, que sucede a “Policy”, de 2015. O novo longa-duração de William Butler chega em Setembro com selo da Merge Records.
«”Policy” foi um livro de contos. “Generations” é mais um romance – desesperado, engraçado, um pouco épico», diz Butler, explicando. «Um grande pedaço deste disco é um pedido: Qual é o meu lugar na história americana? Qual é o meu lugar na América actual? Ambos em geral – como participante, como todos nós, na merda que está a acontecer – mas, também particularmente: eu, Will Butler, pessoa rica, pessoa branca, mórmon, ianque, pai, músico de algum tipo, acho eu…».
O multi-instrumentista californiano gravou e produziu este longa-duração na cave da sua própria casa, em Brooklyn. A mistura foi feita pelos produtores locais Shiftee e Mark Lawson, que trabalharam em alguns álbuns dos Arcade Fire, como “Funeral”, “The Suburbs” ou o mais recente “Everything Now”.
Para avanço dos 10 temas de “Generations”, Butler escolheu “Surrender”, uma canção que «é mascarada de canção de amor, mas é mais sobre amizade… Relacionamentos que por vezes desejamos poder abandonar, mas que estão presos dentro de nós para sempre». Will Butler, que é irmão do frontman e fundador dos Arcade Fire, Win Butler, refere ainda que este single é sobre a «rendição» de poder e dinheiro para o bem maior: «Trata-se também de tentar romper com a visão de primeira pessoa do mundo. O que posso fazer? Que diferença posso eu fazer? Não se trata de um esforço singular – tem de se entregar a outro poder. Entregue-se a pessoas que já foram antes e que já construíram algo – não tem de construir algo novo! O mundo nem sempre precisa de uma ideia nova, nem sempre precisa de uma nova personalidade. O que se pode fazer com qualquer poder e dinheiro que se tenha?».
Butler não é o único membro dos Arcade Fire a manter-se ocupado por estes dias, já que também o baterista Jeremy Gara prepara-se para lançar um álbum a solo chamado “Passerine Finale”, no final deste Verão. Quanto aos Arcade Fire propriamente ditos, um novo disco já está em fase de composição.
Vê o vídeo de “Surrender”, dirigido pelo próprio Butler, mais abaixo.