10 anos de “música de loja de roupa”

10 anos de “música de loja de roupa”

Timóteo Azevedo

No início deste século, do 2-step, broken beat, UK garage, até ao nu-jazz, havia em Portugal música fresca a tocar nas grandes cadeias de lojas de roupa.

“Música de elevador” é um termo largamente difundido, do qual toda a gente tem uma ideia, nem que seja por alguma situação cómica num filme, das dezenas de filmes que fazem referência ou piada acerca disso. Embora não seja propriamente um estilo musical, é um conceito agregador de vários estilos, normalmente instrumentais, ou adaptações instrumentais de canções cantadas. Easy listening, background music ou muzak. Este último termo associado à distribuidora Muzak Holdings, que era o grande nome por trás das compilações usadas para este efeito, e acabou por ficar para a música de elevador, como a Gillette para as lâminas de barbear.

Já quanto a “música de loja de roupa” o assunto é ambíguo ou enganador. E talvez seja mesmo idiota tentar consolidá-lo como um termo com a mesma dimensão que a “música de elevador”. Mas, passando-me um bocado ao lado o panorama actual da “música de loja de roupa”, é um facto que no início dos idos anos zero do século XXI, era comum haver uma certa uniformização nas músicas que se ouviam nas lojas de roupa “franchisadas” para as camadas mais jovens, em Portugal.

Música maioritariamente vinda da emergente bass music da incubadora electrónica inglesa, mas não só. Desde o 2-step, Broken Beat, UK garage, House, até ao Acid e Nu-jazz, era usual as músicas terem uma batida uplifting, um espírito cool e urbano, numa electrónica diferente de algum do techno e do house azeiteiro que frequentemente se ouvia nas discotecas, o que imprimia nos espaços comerciais uma certa sofisticação.

Do Uk Garage de Todd Edwards ao Nu-Jazz de St. Germain, se houvesse uma compilação chamada  “1995-2005: Dez anos de música de loja de roupa”, este seria um bom alinhamento.

 

Todd Edwards – Saved My Life (“Saved My Life”, 1995)

 

Smokin Beats – Dreams (“Dreams”, 1996)

 

Scott Garcia & Mc Styles – It’s A London Thing (“A London Thing”, 1997)

https://www.youtube.com/watch?v=d1e6JPrwRWc

 

Sunship – Cheque 1, 2 (“Is This Real”, 1998)

 

Mr. Scruff – Get a Move On (“Keep It Unreal”, 1999)

 

 St. Germain – So Flute (“Tourist”, 2000)

 

Groove Chronicles – Stone Cold (“Lowdown EP”, 2001)

https://www.youtube.com/watch?v=WoeB82x5yrc

 

Quantic – Transatlantic (“Apricot Morning”, 2002)

 

Hi Times – Journey Into Jazz (“Journey Into Jazz”, 2003)

 

El B – Get Along With You (“Kushti Kutz Vol. 5”, 2004)

 

Bugz in the Attic – Sounds Like (“Sounds Like/ Once Twice EP”, 2005)

 

 

 

FENDER