ha musica do jardim

Há Música no Jardim: Ciclo de Concertos dedicado a personalidades que marcaram Lisboa

31/03/2025

Confere a programação do festival de entrada gratuita.

A EMEL celebra o seu 30.º Aniversário com um ciclo de concertos e abrindo as suas portas à comunidade. O ciclo de concertos Há Música no Jardim – 30 Anos EMEL , resulta de uma parceria da EMEL com a Junta de Freguesia do Lumiar, com produção da Melleo Harmonia (Academia Portuguesa de Artes Musicais), OPART – Teatro Nacional de São Carlos e a Antena 2.

O Grupo Vocal Olisipo, sob a direção musical de Armando Possante, traz a obra “Poemário de Sophia” de Eurico Carrapatoso, uma reflexão musical sobre a poesia de Sophia de Mello Breyner-Andresen, ao Palácio dos Lilases, no dia 11 de Abril, às 17h00. Inspirado na luta contra a opressão e na busca pela liberdade, este programa estabelece um paralelo entre a Paixão de Cristo e a Revolução de Abril, utilizando a música como veículo de expressão e resistência.

No ano de 2025, o calendário litúrgico assinala a celebração da Paixão de Cristo de forma particularmente tardia, ocorrendo poucos dias antes da evocação da Revolução de 25 de Abril de 1974. Este alinhamento simbólico convida-nos a refletir sobre as semelhanças entre ambos os momentos históricos, que representam o culminar de um longo e árduo percurso de resistência contra a opressão. Tanto a Paixão como a Revolução transportam uma promessa de redenção e liberdade, projetando um futuro renovado e pleno de esperança.

A música, ao longo da história, tem sido uma das formas mais poderosas de transmissão da palavra e do sentimento. Como afirmava Eça de Queirós, “um panfleto constitui um raciocínio, mas uma canção tem a força de um grito“. Esse poder ecoou nos versos de Camões, ressoou na “idade de ouro” da música portuguesa no século XVII e manifestou-se nas canções de intervenção da Revolução dos Cravos.

Entre os grandes nomes que fizeram da palavra escrita uma arma contra a repressão destaca-se Sophia de Mello Breyner Andresen, cuja obra atravessou os tempos pré e pós-revolucionários com uma voz inconfundível de liberdade e justiça. No programa deste evento, evocamos a “Música da Palavra”, explorando a simbiose entre poesia e música, e a forma como o Verbo pode transcender o tempo e a espiritualidade.

A partir do extraordinário Poemário de Sophia, composto por Eurico Carrapatoso, três pequenas canções para vozes conduzirão o público numa viagem entre a contemporaneidade e a idade de ouro da polifonia portuguesa. Esta ponte musical reflete a eterna dualidade entre a rotina do quotidiano e as profundezas da alma humana.

Esta experiência única e transcendental promete ser revivida no Palácio dos Lilases, onde a força da poesia e da música se unirão para homenagear a liberdade, a palavra e a memória.

A EMEL convida todos os lisboetas a juntarem-se a esta celebração, um tributo a três décadas de história e a algumas das vozes mais marcantes da literatura, música e cultura portuguesas.

PROGRAMAÇÃO
17h00
Palácio dos Lilases, Jardim de Inverno

11 de Abril de 2025 (sex
)

POEMÁRIO DE SOPHIA
Ode ao sonho da Liberdade
GRUPO VOCAL OLISIPO
ARMANDO POSSANTE
direção musical

9 de Maio de 2025 (sex)

CRÍTICA E ENTRETENIMENTO
Ode à Geração de 70
EDUARDA MELO soprano
TIAGO MATOS barítono
JOÃO PAULO SANTOS
piano e direção musical

23 de Maio de 2025 (sex)

RAVEL E BENOLIEL. DOIS HOMENS,
UM TEMP0
150 anos do nascimento de Maurice Ravel (1875-1937)
Exposição de fotografias de Joshua Benoliel (1873-1932)
Solistas da Orquestra Sinfónica Portuguesa
“Temporada em Andamento”
BEATRIZ CORTESÃO harpa
ANABELA MALARRANHA flauta
JOAQUIM RIBEIRO clarinete
ALEXIS HATCH violino
TOMÁS SOARES violino
PEDRO MUÑOZ viola
CAROLINA MATOS violoncelo

17h00
Palácio dos Lilases, jardim exterior

6 de Junho de 2025 (sex)
DE LISBOA PARA O MUNDO
QUARTETO DE CLARINETES DE LISBOA
JOAQUIM RIBEIRO clarinete em Sib e requinta
NUNO SILVA clarinete em Sib
RUI MARTINS clarinete em Sib
LUÍS GOMES clarinete baixo
LUÌS CASCÃO percussões

PRÓXIMOS EVENTOS