A Alexa chegou aos pianos Roland

A Alexa chegou aos pianos Roland

António Maurício

A Roland anunciou o primeiro teclado com a assistente de voz Alexa Skill e pretende utilizar a tecnologia nos instrumentos do futuro.

Será possível tocar teclado e modificar definições em simultâneo, com o poder da tua voz. A inclusão da Alexa (assistente de voz virtual da Amazon), no piano digital GO:PIANO possibilita-te modificar o som ou aceder a definições especificas através do controlo por voz. Esta nova versão da Alexa, especialmente produzida para actividades musicais, intitula-se Alexa Skill e por enquanto só ficará disponível na mais recente versão do piano digital GO:PIANO.

De acordo com o comunicado de imprensa, a Roland Alexa Skill é adequado a todo o tipo de músicos – desde principiantes até veteranos – e pretende facilitar a aprendizagem e o toque em instrumentos musicais. Podes, por exemplo, modificar definições de sonoridade em tempo-real, enquanto tocas piano, ou ainda utilizar o controlo por voz baseado em cloud para abrir novas possibilidades criativas – partilhar gravações ou até tocar em simultâneo com familiares ou amigos por todo o mundo.

O objectivo da marca é criar novas forma de interacção, a começar com os pianos digitais, e num futuro próximo, utilizar a tecnologia em diversos instrumentos. As capacidades da Alexa Skill vão ser continuamente actualizadas e expandidas.

A novidade foi apresentada na CES 2019 (Consumer Electronics Show) e ainda não existe data de lançamento.

EGITANA