Quantcast


Hammertone Series: A Nova Gama de Pedais de Efeitos Acessíveis da Fender

Hammertone Series: A Nova Gama de Pedais de Efeitos Acessíveis da Fender

Miguel Grazina Barros

A Fender começou 2022 com uma série nova de pedais de efeitos – Hammertone Series – desenhados para serem acessíveis e compactos, com data prevista de lançamento em Abril.

A nova linha Hammertone da Fender apresenta uma caixa compacta e simples, com três a quatro knbos dedicados num acabamento “Hammertone” que remata a estética simplista mas realça a durabilidade dos pedais.

Os preços variam entre €79 e €99 para os novos pedais Hammertone, que abrange nove efeitos: Distorção, Overdrive, Delay, Reverb, Fuzz, Metal, Chorus, Space Delay e Flanger.

Todos os pedais foram concebidos pelo perito em efeitos da Fender Stan Cotey, e incluem entradas e saídas Jack na parte superior, de maneira a poupar espaço quando montados numa pedalboard, verdadeiro bypass switching (para que a tua sonoridade não se altere ou perca ganho quando o pedal está inativo), funciona com pilhas de 9V ou com transformador de energia, e knobs coordenados por cores bem escolhidas para cada pedal.

Fender Hammertone Distortion | O pedal de distorção promete ser versátil e integra um equalizador de um baixo activo de duas bandas e um equalizador de agudos, bem como o já habitual nível de ganho e volume.

Fender Hammertone Overdrive | Apresenta controlos parecidos ao pedal de distorção, no entanto introduz um knob para o “Tone” em vez do equalizador e um knob dedicado a um boost dos médios, que deverá oferecer um potencial de modelação de sonoridade adicional.

Fender Hammertone Delay | O circuito digital Delay oferece até 950ms de repetições nítidas, com a capacidade de adicionar modulação através de um switch. Um segundo switch activa outro tipo de delay. Estão presentes ainda knobs para alterar o “Feedback” e o “Time” das repetições.

Fender Hammertone Reverb | O reverb é dos efeitos mais importantes e reconhecíveis no mundo das guitarras e neste pedal tens a oportunidade de escolher entre três algoritmos de reverberação – Hall, Room e Mod – com flexibilidade adicional através do knob de “Damp” e do switch de “Tone”.

Fender Hammertone Fuzz | O pedal com apontamentos roxos não poderia deixar de ser o Fuzz – de o “susatin tipo buzina” utilizado nos registos iniciais da história do rock ‘n’ roll” (ou seja, Maestro Fuzz-Tone), mas os knobs e o switch de “Octave” sugerem sons para além desses, tal como a sonoridade característica Hendrixiana. O pedal integra dois díodos silicon para alimentar o fuzz.

Fender Hammertone Metal | O Hammertone’s Metal é semelhante ao pedal de distorção, com um EQ de baixo de duas bandas e um EQ de agudos, mas o seu foco está sem dúvida nos registos superiores de ganho, para lá da distorção.

Fender Hammertone Chorus | Com knobs dedicados à “Depth”, “Rate” e “Level”, o pedal de chorus parece acertar em todos os controlos clássicos de um chorus. Um switch dedicado ao “Tone” está presente, bem como um switch de “Type” que provavelmente alterna entre uma onda sinusoidal e triangular, garantindo um tipo de efeito diferente na maneira como interage com o sinal da guitarra.

Fender Hammertone Space Delay |O outro delay da linha Hammertone, o Space Delay, não desaponta nos controlos, no entanto permanece um mistério em termos de sonoridade – oferece a sua visão digital em repetições de estilo analógico e ecos “tape-style”. Há switches para “Mod” e “Pattern”, garantindo que o pedal irá oscilar consoante a posição dos switches.

Fender Hammertone Flanger | Com três knobs dedicados ao “Rate”, “Manual” e “Depth”, o Hammertone Flanger será o primeiro pedal do tipo que a Fender irá lançar. Existem ainda dois switches para o “Type” e “Res” (ressonância).

Para mais informação, clica aqui.