A Yamaha apresenta as novas guitarras acústico-eléctricas FG9 X e FS9 X
As novas FG9 X e FS9 X são guitarras electroacústicas baseadas nos modelos FG9 e FS9.
A Yamaha começou a comercializar guitarras de forma regular com os modelos acústicos FG150 e FG180, em 1966. Desde então, a sua gama expandiu-se, incluindo desde modelos de entrada até guitarras de alta gama para músicos profissionais. Ao longo da sua longa trajetória, a série FG de guitarras acústicas tem vindo a melhorar continuamente em qualidade e inovação tecnológica, culminando no lançamento do modelo FG9, em Abril de 2024. Desde o seu lançamento, estas guitarras têm permitido a expressão musical de inúmeros artistas em diversas situações.
As novas FG9 X e FS9 X são guitarras electroacústicas baseadas nos modelos FG9 e FS9, criadas com um cuidado excecional nos detalhes, com o objetivo de proporcionar uma expressividade perfeita para cantautores. Para o sistema de captação, estes modelos utilizam o sistema Atmosfeel™ de captação em três vias, que capta os detalhes e nuances que não podem ser captados pelos pickups convencionais. Isto permite que o som natural da guitarra seja transmitido através do amplificador, mesmo em palco. Estes modelos oferecem uma nova experiência de atuação aos músicos, com o verdadeiro som dos FG9 e FS9, garantindo a expressividade ideal para cantautores.
O sensor piezoelétrico colocado no cavalete capta as vibrações das cordas, o microfone condensador instalado no interior do corpo da guitarra capta a ressonância do corpo, e o captador de sensor de contacto, fabricado com papel sintético piezoelétrico fino e resistente fixado na parte de trás do tampo, recolhe as frequências altas provenientes da vibração do tampo. A combinação desses três componentes reproduz de forma completa o som acústico natural da guitarra.
Além disso, a configuração do som pode ser facilmente feita através dos três botões localizados ao lado do corpo. O Master Volume ajusta a expressão tonal de forma subtil, enquanto o Mic Blend acrescenta a sensação de ressonância do corpo. Adicionalmente, ao controlar o EQ de pico com o EQ de graves, é possível adaptar o som a diferentes cenários de utilização.