Behringer Surpreende com Protótipo de Clone do Roland SH-5

Behringer Surpreende com Protótipo de Clone do Roland SH-5

Redacção

A Behringer surpreendeu tudo e todos com o seu protótipo de sintetizador MS-5, um clone do clássico Roland SH-5.

O sintetizador Roland SH-5 vem de uma época em que a marca nipónica tinha equipamentos com o aspecto que definiu uma década de sci-fi e de design futurista. Tudo nestes sintetizadores era brilhante, desde os knobs ao painel frontal.

O SH-5 é um monosynth de oscilador duplo com dois LFOs de múltiplas formas e um circuito separado Sample & Hold, um filtro multi-modo e bandpass e dois VCAs. Tanto o filtro como os VCAs podiam usar os envelopes AR e ADSR que podiam ser accionados pelo teclado ou pelo S/H, LFO 2 e trigger externo. Uma característica-chave foi a secção de mistura encontrada em todos os sintetizadores SH que lhe permitem equilibrar os osciladores e introduzir ruído, modulação e um sinal externo. Podia-se então escolher como eram encaminhados através do resto do sintetizador. A saída era invulgarmente em estéreo com panning.

O MS-5 proposto pela Behringer, ainda em fase de protótipo, faz um trabalho bem decente de emular o original, se bem que ainda não se apresente totalmente finalizado. Segue o mesmo formato que o MonoPoly e o Poly D que obviamente poupa em custos de ferramentas mas perde alguma da sua individualidade.

A única coisa que parece faltar ao MS-5 é a robustez do SH-5, já que este era incorporado numa caixa metálica, que é o tipo de coisa que aumenta significativamente a vida útil de um sintetizador, principalmente quando passa a maior parte do tempo na estrada. Espreita o post da Behringer sobre o protótipo do MS-5 e vê o original SH-5 em acção no vídeo a seguir.

Enfrentamos tempos de incerteza e a imprensa não é excepção. Ainda mais a imprensa musical que, como tantos outros, vê o seu sector sofrer com a paralisação imposta pelas medidas de combate à pandemia. Uns são filhos e outros enteados. A AS não vai ter direito a um tostão dos infames 15 milhões de publicidade institucional. Também não nos sentimos confortáveis em pedir doações a quem nos lê. A forma de nos ajudarem é considerarem desbloquear os inibidores de publicidade no nosso website e, se gostam dos nossos conteúdos, comprarem um dos nossos exemplares impressos, através da nossa LOJA.
EGITANA