Behringer X32

Behringer X32

Timóteo Azevedo

A Behringer anunciou através de um comunicado oficial que a mesa de mistura digital X32 vai começar a ser distribuída no dia 27 de Julho, ou mesmo antes. Um anúncio que é o culminar de um processo de três anos, num projecto que envolveu uma forte colaboração entre a Behringer e a Midas.

Segundo a marca, foi necessário aumentar a produção para responder ao elevado número de pré-encomendas da X32 por parte dos distribuidores. Uli Behringer, CEO da MUSIC Group, comentou sobre a consola “Estamos muito orgulhosos da X32. É o primeiro esforço conjunto entre a Behringer e a Midas, e oferece às salas de espectáculos e engenheiros de som uma quantidade incrível de tecnologia de ponta, versatilidade, e muito mais, numa mesa de mistura fácil de usar que certamente re-energizar a era digital. A X32 é uma verdadeira mudança de paradigma!”

A X32 oferece 32 canais com 16 barramentos de mistura, 6 grupos de mute e DCA (Digital Controlled Amplifier). Os pré-amplificadores de microfone totalmente programáveis foram desenhados pela Midas. O áudio é processado por um DSP a 40-bit float que apresenta um elevada amplitude dinâmica sem sobrecarga interna, a uma latência quase zero. Se conectada a computador através de FireWire 400 ou USB 2.0, transforma-se num interface de 32×32 canais com controlo remoto através do DAW cujo funcionamento emula os protocolos HUI e  Mackie Control. Conta com 16 saídas analógicas de XLR, às quais se somam 6 entradas/saídas de linha adicionais, mais 2 conectores de auscultadores e secção de talkback com microfone integrado ou externo. Nos canais e barramentos encontramos inserts, equalização paramétrica de 6 bandas e processamento completo de dinâmicas. A X32 também inclui uma rack virtual de efeitos com 8 posições para efeitos estéreo com simulações como o Lexicon 408L, o PCM70, o EMT250 e o Quantec QRS, entre outros. A mesa apresenta também várias opções de expansão e construção de redes, estando anunciadas futuras actualizações gratuitas do firmware e de plug-ins adicionais de efeitos. É mesmo possível descarregar uma aplicação para o iPad para controlar remotamente a X32, também gratuita.

“Estamos a trabalhar em contacto muito próximo com os nossos parceiros e distribuidores para garantirmos produto suficiente para todos,” declarou Costa Lakoumentas, supervisor de marketing na MUSIC Group. “Contudo, encorajamos os clientes a correr, e não andar, até um distribuidor autorizado Behringer e reservarem a sua X32 assim que possível.”

A mesa de mistura digital Behringer X32 será lançada com um preço recomendado de venda ao público de $2899,99.

EGITANA