Black Alpha “Hyper” Cymbals, 2002 Giga Bell Ride “Psychoctopus”, RUDE Wild Chinas e Formula 602

Timóteo Azevedo

A Paiste anunciou a adição de vários novos modelos de pratos, alargando a sua oferta de tons de acentuação para os bateristas. Entre as novidades, encontramos uma edição especial e novidades nas séries já existentes. Está programado que os novos pratos comecem a chegar às lojas a partir dos meses de Outubro e Novembro.

Paiste Formula 602

A série terá mais três pratos adicionados aos modelos já existentes. Aos pratos de choque de 14″ junta-se agora um modelo de 15″, que proporciona um tom ligeiramente mais rico e grave. O prato de balanço 24″ Medium Ride oferece um leque alargado de frequências e mais volume geral, proporcionando versatilidade para vários estilos. Aos pratos de acento de 16″, 18″ e 20″ junta-se agora o 22″ Thin Crash, desenhado para necessidades de volume entre o médio e o elevado. Para além de acento, a resposta muito sensível do prato pode ser aproveitada para padrões de balanço subtis.

Os novos modelos da série Formula 602 foram desenvolvidos em colaboração com Vinnie Colaiuta, que testou os pratos no estúdio e em palco. Vinnie está usar os novos Formula 602 na sua digressão com Sting.

Paiste RUDE Wild China

Originalmente desenvolvidos para o punk e o heavy metal, a série RUDE foi o primeiro prato propositadamente não torneado para gerar o máximo de volume. A Paiste aumenta a sua oferta destes pratos com três novos modelos, desenvolvidos em colaboração com Joey Jordison (Slipknot).

Os novos RUDE Wild Chinas apresentam os tamanhos de 16″, 18″ e 20″, com uma ataque muito agressivo destinado a cortar através dos ambientes mais ruidosos. Comparados com os RUDE China clássicos, os modelos Wild têm um som mais seco e volumoso.

Os pratos apresentam uma pequena campânula redonda e um padrão profundo de martelamento, algo que destaca os 2002 Wild China. É este padrão que proporciona o seu som pouco convencional, adicionando alguma coloração de tom para os bateristas que precisam de volume.

Paiste 2002 Giga Bell Ride “Psychoctopus”

Este prato de balanço foi criado pela equipa de desenvolvimento da Paiste de acordo com as ideias sonoras e visuais do baterista Aquiles Priester (Hangar). O brasileiro é um dos bateristas mais respeitados na América do Sul, sendo presença habitual é seminários e workshops onde tenta inspirar e motivar músicos mais novos.

O 2002 Giga Bell Ride “Psychoctopus” apresenta uma campânula martelada de quase 8″, dominando a forma geral do prato. Fabricado na liga de bronze 2002 da Paiste, este pesado prato de balanço é martelado de forma semelhante ao 2002 Heavy Ride. A orla produz um som conciso, seco e algo vítreo, enquanto a campânula oferece tons mais graves e semelhantes a um sino.

Está revestido pelo acabamento “ColorSound” em preto, onde podemos encontrar a máscara usada por Aquiles e os logótipos da série 2002 e de modelo “Psychoctopus” a branco.

Paiste Black Alpha “Hyper” Cymbals

A série Alpha original foi lançada em 1992, criada pela Paiste com o objectivo de oferecer instrumentos fiáveis, com uma boa sonoridade e a preços mais acessíveis. A nova série Black Alpha é uma edição especial da série, desenvolvida em colaboração com o baterista Joey Jordison. A série pretende ser uma aproximação fiel tanto visual como sonoramente do conjunto que Joey utiliza actualmente nas suas digressões com Slipknot.

Os pratos são algo pesados e têm um som brilhante, sendo fabricado da liga de bronze 2002 da Paiste. Visualmente, os Black Alpha estão revestidos pelo acabamento “ColorSound” em preto, de onde retiram o seu nome. Por cima do acabamento encontramos nove “S” desenhados num estilo tribal.

A série é composta pelos pratos de choques 14″ Hyper Hats, o prato de balanço 20″ Hyper Ride e os pratos de acento Hyper Crashes com tamanhos de 16″, 17″ e 18″. Os Black Alpha ainda incluem o Hyper China de 18″, que proporciona um tom mais explosivo e exótico, e o 10″ Hyper Splash com um tom muito brilhante de sobressaí em passagem com mais volume.

Para além de disponíveis individualmente, os pratos estarão disponíveis no conjunto Black Alpha Hyper Set, composto pelos 14″ Hyper Hats, 16″ Hyper Crash e 20″ Hyper Ride. O 10″ Hyper Splash é incluído gratuitamente.

EGITANA